Saiba como escolher a carne ideal para a Ceia de Natal

A menos de uma semana do Natal, dúvidas sobre como harmonizar os pratos são frequentes. Confira as particularidades de cada carne

Saiba qual carne escolher para a ceia de natal
Pexels

A temporada natalina já começou e o momento de pensar na ceia que reunirá família e amigos está batendo na porta. A celebração é recheada de tradições e pratos clássicos, além de contar com um grande protagonista na mesa da população brasileira: a carne.

Publicidade

Mas qual tipo escolher? Para sanar sua dúvida, a nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Tamiris Pitana Martins, explica as principais diferenças entre as proteínas animais e com quais receitas harmonizá-las. Confira aqui, no AnaMaria Receitas!

Peru

Peru com Legumes Caramelizados
Peru com Legumes Caramelizados

Símbolo do Natal, o peru possui sabor marcante e uma carne macia, escura e magra. Além disso, é possível encontrar diversos tamanhos da ave e, por esse motivo, o prato se tornou tradicional na ceia dos brasileiros.

Para o preparo, a carne precisa de cuidado redobrado, pois tende a ficar ressecada com facilidade. A dica é marinar com vinho, cerveja ou suco de laranja antes de assar e sempre ficar de olho no forno durante o cozimento. Pratos como Salpicão e Farofa de Bacon, que trazem frescor e crocância para a mesa, são indicados para acompanhar o peru ao longo da ceia.

Tender

Tender Bolinha com Frutas Grelhadas
Tender Bolinha com Frutas Grelhadas

Muito conhecido pelos brasileiros, o tender nada mais é do que um pernil de porco cozido e defumado. Geralmente, vemos a carne preparada com cravo e servida fria ou quente. Porém, molhos cítricos e agridoces são ótimas opções de acompanhamentos.

Publicidade

Ademais, ao contrário do que muitos pensam, o tender também pode ser servido como entrada antes dos pratos principais. Versátil, ele harmoniza com uma enorme variedade de receitas, como Purê de Batata Doce Roxa ou Purê de Cabotiá.

Pernil

Pernil com salpicão de legumes
Pernil com salpicão de legumes

Para os fãs de carne de porco, o pernil pode ser o grande protagonista da ceia. Além disso, a carne é uma boa opção para aqueles que não se adaptam ao sabor do peru ou chester.

Mais gordurosa do que as aves, o pernil é uma carne mais firme, retirada da parte traseira do animal. Aliás, ele é ideal para acompanhar receitas como Ratatouille e Arroz à grega, por exemplo.

Publicidade

Frango ou Chester

Chester com Crosta de Queijo e Ervas
Chester com Crosta de Queijo e Ervas

Opções mais econômicas em relação ao peru, o frango e o chester são figurinhas carimbadas na ceia de milhares de famílias durante o Natal. A diferença entre os dois é o tamanho e o tempero, tendo o chester peso intermediário entre o frango e o peru, além de sabor especial para a época natalina.

Ademais, as aves possuem sabor suave. Por isso, receitas como Batatas Cremosas e Risoto de Açafrão são ótimas indicações de acompanhamentos para o seu prato principal. “Pense no que sua família gostaria de experimentar durante a ceia e, a partir disso, monte a mesa para o dia. O ideal é ter opções salgadas, diferentes acompanhamentos e sobremesas”, finaliza Tamiris.

Publicidade