Culinária alemã: aprenda a fazer receitas deliciosas em casa

Quem já experimentou comida alemã sabe o sabor indescritível desta culinária! E a gente já avisa que não precisa ser especialista para fazer em casa, viu! Veja algumas sugestões com o AnaMaria Receitas!

A culinária alemã é bem famosa em alguns lugares do Brasil, principalmente na região sul. E, com certeza, todo mundo já ouviu falar de alguns pratos alemães famosos no Brasil, como a Salsicha e o Bolo Floresta Negra. Mas a culinária germânica vai muito além disso. 

Publicidade

Se você quer experimentar, ou já conhece e quer reproduzir alguns pratos em casa, o AnaMaria Receitas separou 7 receitas alemãs deliciosas e muito fáceis de fazer. Abra o leque de possibilidades e prove comidas diferentes e cheias de sabor!

Chucrute tradicional

Chucrute
Chucrute

O chucrute é um acompanhamento clássico dos pratos alemães. Feito com base de repolho, ele é bem leve e cheio de temperos deliciosos. Como coadjuvante do prato principal, trata-se de um ótimo acompanhamento para carnes suínas. Inclusive, o cachorro-quente tradicional alemão leva chucrute em seu recheio. Aprenda a fazer essa receita prática e recheie seu hot dog com chucrute também!

Empada alemã

Empada alemã
Empada alemã

Por mais que a empada não seja um prato típico alemão, a Alemanha também tem seu jeito especial de preparar esse pastelzinho. Na verdade, não sabemos dizer exatamente onde foi criada a empada, mas sabe-se que em algum lugar da Europa alguém teve essa ideia brilhante – e deliciosa. Por isso, países como a Alemanha defendem suas versões de empadas com unhas e dentes. E se quiser experimentar a versão alemã, é só seguir o passo a passo do AnaMaria Receitas!

Torta de maçã alemã

Foto de Torta de maçã alemã
Foto de Torta de maçã alemã

A maçã é muito famosa na culinária germânica e, assim como a Branca de Neve, os alemães são grandes consumidores da fruta. Mas não precisa se preocupar, apenas a princesa da Disney come maçãs envenenadas. Essa torta aqui passa muito longe das mãos da Bruxa Má, tornando-se maravilhosa quando seguimos o passo a passo certinho. Veja como fazer no nosso site!

Publicidade

Pão doce alemão

Pão doce alemão
Foto de Mauro Holanda/Stöllen

E para quem acha que a culinária alemã é feita só de salsicha, mal sabe a quantidade de pães tradicionais que ela tem. São centenas de receitas clássicas e antigas de pães deliciosos e muito fáceis de fazer. Esse pãozinho doce com frutas foi o escolhido da vez. Contudo, diga-se de passagem, que até o Pretzel do shopping é receita alemã, ok? Experimente esse pão doce delicioso e nos conte o que achou!

Salada alemã

Foto feita para a revista AnaMaria, produção culinária: Irene Lopes, produção visual: Sonia Lopes. (São Paulo, 30/03/2004. foto: Ormuzd Alves)

Tradicionalmente, a salada de batata é um prato alemão. Perceba que essa versão não leva maionese, como a salada de batata que costumamos comer como acompanhamento. Pelo contrário, essa tem salsicha e mostarda, uma combinação para lá de alemã!

Strudel de maçã (e outros recheios)

Strudel de maçã
Strudel de maçã

O prato, originalmente austro-húngaro, é muito mais alemão do que qualquer coisa. Isso porque se trata de um clássico de restaurantes alemães, mesmo que não tenha nascido lá. Acontece que a proximidade dos países é grande, ainda mais antigamente, na época em que esse prato foi criado. 

Publicidade

Mas fora toda essa história, essa massa folhada é quase uma versão de croissant alemão. Tradicionalmente, a massa leva um recheio doce de maçã, no entanto, diversos outros recheios são muito bem aceitos. O AnaMaria Receitas mesmo tem a sua versão de strudel de berinjela, um ótimo aperitivo!

Cuca

Foto de Cuca vermelha
Foto de Cuca vermelha

Por mais que a cuca de banana ou de tapioca seja bem abrasileirada, o bolinho nasceu em terras germânicas, viu! A mistura de massa de pão e massa de bolo é perfeita para o cafezinho da tarde, só que numa versão mais luxuosa – já que é um prato europeu, né? Aprenda a fazer essa cuca de frutas vermelhas e sinta o sabor alemão!

Publicidade