Aprenda a fazer culinária italiana em casa!

A culinária italiana vai muito além das massas e pizzas, ok? Aprenda a preparar outros pratos clássicos aqui no AnaMaria Receitas!

Você sabia que a culinária italiana é a mais famosa do mundo? Afinal, praticamente em todo lugar que você vai há um restaurante italiano – sem contar que todo mundo gosta de pelo menos algum prato da cozinha italiana, né? Mas saiba que ela vai muito além da pizza e das massas tradicionais.

Publicidade

O AnaMaria Receitas separou 10 receitas diferentes e absolutamente deliciosas para você inovar no cardápio italiano da sua casa. Então, confira na sequência curiosidades e o passo a passo completo desses pratos cheios de sabor!

Bruschetta

Em sua origem, a bruschetta era um prato mais humilde, feito com pão velho e outros ingredientes mais baratos. Hoje, porém, tratamos esse petisco como uma entradinha bem sofisticada – e muito simples de fazer. 

Essa bruscheta que escolhemos é feita com mussarela de búfala, azeite, tomate, alho e manjericão. Muito fácil de preparar, sendo um aperitivo bem elegante. 

Bruschetta de tomate e mussarela de búfala (1)
Bruschetta de tomate e mussarela de búfala (1)

Risoto

O risoto é um prato tradicional para os dias frios, justamente por ser servido bem quentinho. Muitas pessoas gostam de adicionar alguma proteína, como carne ou presunto ao prato, tornando tudo ainda mais delicioso.

Publicidade

Para você experimentar, o AnaMaria Receitas escolheu o risoto marguerita, uma receita duplamente italiana e absolutamente deliciosa. Além disso, ela é vegetariana!

Foto de Risoto marguerita
Foto de Risoto marguerita

Arancini

Criado na Sicília, o Arancini nada mais é do que uma coxinha de risoto. Crocante e saboroso, esse bolinho italiano geralmente leva queijo em seu recheio, o que torna tudo ainda mais gostoso. Sem contar que ele pode ser de diversos sabores – tudo depende do tipo de risoto que você utilizar no recheio.

Arancini
Arancini

Ossobuco

O ossobuco é um corte da carne de boi ou bezerro, que fica na região da canela do animal – por isso o nome. Por ser bem próximo ao osso, a carne é bem saborosa, mas seu cozimento pode ser desafiador. E, por mais que o prato italiano seja considerado uma carne menos nobre, o sabor e os acompanhamentos conseguem dar uma pitada de elegância. 

Publicidade

Vale ressaltar que essa receita é ainda mais especial, por ter sido uma das finalistas do nosso concurso “Sua receita de sucesso”. Acompanhado de risoto de manga e chips de mandioca, o passo a passo é fácil de seguir, tornando o resultado um verdadeiro banquete. 

Osso buco com risoto de manga e chips de mandioca
Osso buco com risoto de manga e chips de mandioca

Polpetone

O polpetone é um bolinho de carne italiana, que geralmente vem acompanhado de uma massa bem servida. A origem dele é parecida com a da bruscheta e, inicialmente, era uma receita que levava restos de carne e pão amanhecido. No entanto, seu preparo se modificou com o passar dos anos e, agora, ele é servido em diversos restaurantes italianos. 

Como sugestão, escolhemos esse polpetone recheado delicioso. A receita original sofreu algumas alterações com o tempo, e o recheio de queijo é uma delas. Essa mudança deu uma cremosidade a mais ao bolinho, tornando o prato ainda mais saboroso. 

Publicidade
Polpetone recheado
Polpetone recheado

Massas

A culinária italiana é recheada de massas incríveis. Provavelmente nem todas as receitas de macarrão foram criadas na Itália, no entanto, sabemos que os primeiros pratos de massa vieram de lá

No caso, esse penne alla vodka pode ter sido criado por um chef nova-iorquino, porém os documentos não são claros. O que sabemos, com certeza, é que essa receita não tem erro – sendo um ótimo acompanhamento para o seu polpetone.

Penne alla vodka
Penne alla vodka

Carpaccio

Inicialmente, o carpaccio é um prato composto por fatias superfinas de carne bem temperadas, servidas como aperitivo. No entanto, hoje a receita italiana pode ser feita com peixes, legumes e, até mesmo, frutas. 

Publicidade

Para dar uma mudada no carpaccio tradicional, o AnaMaria Receitas pensou nessa versão com abobrinha. Um prato vegano, saboroso e que cabe na dieta. Ele pode ser uma entradinha para o grupo ou um petisco saudável para você. Ou que tal colocá-lo na salada para dar um sabor ainda mais original? 

Carpaccio de abobrinha
Carpaccio de abobrinha

Pizza

Mais um dos pratos mais amados da Itália: a pizza. Na verdade, a ideia central da pizza foi construída pelos egípcios, que criaram um pão bem fino e circular. No entanto, quem aperfeiçoou a receita que conhecemos hoje foram os italianos da região de Nápoles. 

A pizza de marguerita é uma das mais tradicionais da história. Feita em homenagem à rainha Margherita, ela foi pensada na bandeira da Itália, com as cores branco, vermelho e verde, representados respectivamente pelo queijo, tomate e manjericão. 

Pizza marguerita
Pizza marguerita

Tiramisu

O tiramisu é uma sobremesa italiana muito leve e bem docinha. Feita com biscoitos de champanhe banhados em café. A receita original leva vinho marsala, no entanto, algumas versões podem levar rum. No geral, é uma sobremesa bem sofisticada e tradicional de restaurantes italianos. 

E mesmo sendo um doce bem elegante, você pode facilmente prepará-lo em casa. Veja a receita do AnaMaria Receitas e faça a sobremesa italiana de maneira rápida e deliciosa!

Foto de Tiramisù
Foto de Tiramisù

Cannoli

Como já dizia o capanga Clemenza, de “O Poderoso Chefão”: “Deixe a arma, pegue os cannoli”. Isso porque até a máfia italiana não resiste ao doce siciliano. Um canudinho leve, recheado por um creme docinho, é o que faz os italianos pedirem por mais. 

No entanto, você não precisa ir até a Itália para provar o canudinho mafioso. Experimente o doce com essa receita bem simples do AnaMaria Receitas. A gente garante: você não vai se arrepender!

Cannoli de creme
Cannoli de creme