Aprenda a lavar suas frutas e vegetais corretamente!

É muito importante lavar os alimentos naturais antes de consumi-los. Veja como lavar suas frutas e vegetais de uma forma rápida e eficiente com o AnaMaria Receitas! Foto: Pixabay

Durante a pandemia, muitas pessoas recorreram à lavagem de frutas e vegetais em busca de prevenir a contaminação do vírus. No entanto, os benefícios de higienizar os alimentos antes de guardá-los vão para além do Covid. 

Publicidade

Salmonella, hepatite A, botulismo, diversos tipos de parasitas e intoxicação alimentar são apenas algumas doenças que temos risco de pegar pela falta de higienização dos alimentos. Isso porque frutas e vegetais ficam expostas a microrganismos durante a plantação, colheita e até mesmo no supermercado. 

Fora isso, já sabemos que a maioria dos alimentos naturais que consumimos são cheios de agrotóxicos. Claro que nem sempre conseguimos tirá-los da comida, principalmente se essas substâncias alcançaram a polpa. Mas uma boa lavagem consegue eliminar cerca de 90% desses inseticidas. 

Sendo assim, aprenda a higienizar suas frutas e vegetais corretamente com o AnaMaria Receitas, de uma forma rápida e eficiente!

Lave as frutas e vegetais com água sanitária!

Parece loucura, mas, segundo especialistas, a água sanitária é a forma mais eficaz de retirar as impurezas das frutas e vegetais. Porém, precisamos ter cuidado: utilizá-la na quantidade errada pode dar complicações sérias de saúde. 

Publicidade

Então, para não ter problemas, utilize a receitinha do AnaMaria Receitas. A proporção é de 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio) para cada litro de água filtrada. Siga as instruções:

  • Lave as frutas e vegetais em água corrente primeiro. Isso elimina o excesso de sujeiras presentes nas embalagens e aquelas que vieram no supermercado. 
  • Durante esse processo você pode fazer a pré-seleção dos alimentos que não estão bons para consumo como os morangos, uvas e folhas manchadas. 
  • Agora é a hora da misturinha. Coloque-a em um recipiente fundo e deixe suas frutas e vegetais de molho por 10 a 15 minutos. 
  • Depois do tempo indicado lave os vegetais em água corrente. Isso elimina as sujeiras e evita contaminação de água sanitária. 
  • Última dica: se você pretende guardar esses alimentos na geladeira, experimente secá-los com papel toalha para conservar o alimento por mais tempo. 
Lave seus vegetais corretamente
Lave seus vegetais corretamente/ Foto: Pixabay

Outras formas de lavar

Obviamente existem diversos jeitos de higienizar seus alimentos. O AnaMaria Receitas também indica a utilização de 2 colheres de sopa de vinagre de álcool para cada litro de água. É o mesmo processo e, como o vinagre não é tóxico para nós, não tem perigo deixar mais tempo do que o necessário. 

Publicidade