Embarcação de Robalo

Foto da receita de embarcação de robalo
Acervo AnaMaria
75 min.
1 porção
AnaMaria

Essa receita que peixe que vem já direto da embarcação: Mas esse peixe você não tem que pescar! Venha experimentar essa receita que alimenta um navio inteiro!

Ingredientes

    Marinada

  • Canoas

  • Recheio

  • Crosta

  • Xarope

Publicidade

Modo de preparo

    Marinada

  1. Tempere os filés com sal. Coloque-os em uma travessa com o bouquet garni e regue com o vinho. Deixe marinando por no mínimo 30 minutos.
  2. Canoas

  3. Aqueça o forno a 180°C. Retire as ba­nanas do cacho, cortando os talos acima do início do fruto. Corte as bananas apenas na parte superior, formando canoas. Retire o fruto cuidadosamente para não danificar a casca e reserve.
  4. Pincele 100 ml de óleo Primor nas cascas, na parte interna e na externa. Envolva com o papel-alumínio fazendo o formato interior e exterior da canoa. Leve ao forno por dez minutos. Retire cuidadosamente o papel-alumínio e reserve.
  5. Corte as bananas e ponha-as para cozinhar em uma panela com água suficiente para cobri-las. Adicione o sal. Cozinhe até ficarem macias. Escorra e amasse bem até obter um purê e reserve.
  6. Recheio

  7. Em uma panela, coloque o óleo Primor (10 ml) e aqueça bem. Junte a cebola e o alho e refogue até dourar. Ponha a salsa e o tomilho. Misture.
  8. Junte o queijo brie aos poucos junto com o mascarpone, mexendo às vezes, e depois coloque o purê de banana e os damascos. Deixe até incorporar.
  9. Em uma frigideira aqueça o óleo Primor (10 ml) e frite os filés de robalo, por cerca de dois minutos de cada lado. Corte-os em cubos e reserve.
  10. Junte o creme de leite à mistura do purê, o sal e deixe incorporar. Desligue o fogo e finalize acrescentando os cubos de robalo, mexendo delicadamente.
  11. Crosta

  12. Misture os ingredientes e reserve.
  13. Xarope

  14. Leve ao fogo baixo o vinagre balsâmico, o açúcar, o mel e o louro, deixando se reduzir um terço. Apague o fogo, dissolva a gelatina em banho-maria e acrescente ao xarope.
  15. Misture bem e acrescente as raspas de limão. Leve à geladeira até endurecer com consistência de geléia.
  16. Montagem

  17. Pegue as canoas reservadas e recheie-as com o purê de banana, robalo e damasco. Passe uma camada fina de crosta e leve ao forno somente para gratinar.
  18. No refratário em que irá servir, disponha uma folha de bananeira. Coloque duas colheres (sopa) do xarope em cima da folha e, sobre o xarope, distribua as canoas. Salpique o damasco e o pistache ao redor do prato e finalize com azeite e sementes de gergelim preto. Sirva quente.
Publicidade