Fuja das dietas restritivas!

Quem nunca se deparou com dietas mágicas que prometiam a perda de muito peso em pouco tempo? Não caia nessa, descubra com o AnaMaria Receitas os verdadeiros resultados dessas dietas…

Na busca por perder peso de forma rápida as dietas restritivas entram, muitas vezes, como uma opção milagrosa, que promete o emagrecimento em poucas semanas. Mas, saber as consequências de riscar os nutrientes importantíssimos do seu cardápio é essencial, antes de considerar essa alternativa.

Publicidade

Normalmente, dietas restritivas incentivam a total redução do consumo de carboidratos, proteínas e gorduras, que são fundamentais para o funcionamento do corpo humano. Logo, a privação deles no seu dia-a-dia pode comprometer o seu bem-estar.

Risco para a saúde

Balança de peso
Balança de peso

Por mais que os resultados sejam extremos, as consequências também são. O mestre em Medicina e nutricionista Jefferson Comin, em entrevista para a Treinus, explica que a perda rápida de peso que as dietas restritivas proporcionam não é por conta da queima de gordura, mas sim decorrente da desidratação, já que o corpo precisa repor os nutrientes que não estão sendo consumidos.

Os efeitos mais comuns causados por esse tipo de dieta, sem acompanhamento de um profissional, são: sensações de fraqueza e cansaço, queda de cabelo, tonturas e até doenças como anemia.

 

Publicidade

Não é para sempre

Os resultados, por mais que muito rápidos, não costumam ser duradouros uma vez que essas dietas não promovem uma educação alimentar propícia e nem incentivam hábitos saudáveis para manter o peso. 

“É por isso que peço para você que diga não às dietas restritivas. Elas até podem gerar perda de peso no curto prazo, mas não são sustentáveis nem saudáveis e a longo prazo é mais provável que provoquem o efeito sanfona.” afirma Sophie Deram, nutricionista e autora best-seller, em seu site.

 

Publicidade

Qual solução?

Mulher com prato de salada
Mulher com prato de salada | Fonte: Pixabay

A verdadeira solução para perder peso de modo saudável é de modo gradual. Alguma forma que proponha uma reeducação alimentar, um conjunto de práticas e mudanças que promovam uma alimentação “saudável”.

Aqui vão algumas dicas:

  1. Fazer refeições e lanches em horários definidos
  2. Não fazer compras com estômago vazio
  3. Mastigue devagar, coma com calma
  4. Tome um copo de água gelada uma hora antes de qualquer refeição

Publicidade