Confira 5 alimentos que vão te ajudar a dormir igual bebê

Não consegue dormir direito? O AnaMaria Receitas vai te apresentar alguns alimentos que vão te ajudar a dormir melhor, sem que você precise recorrer a outros métodos, como remédios. Venha conhecer quais são!

Ter uma boa noite de sono para algumas pessoas é quase impossível. Você pode estar cansado, e até mesmo com sono, mas é só se deitar que ele vai embora, e quando finalmente consegue dormir, acorda várias vezes durante a noite, e ficar virando de um lado para o outro é uma estratégia – às vezes falha – para o sono vir novamente.

Publicidade

Se você se identificou, não se preocupe, existem alimentos para você incluir na rotina que vão te ajudar a dormir igual a um bebê. Mas, é claro que só isso não basta, é necessário uma boa alimentação durante o dia todo, além de uma rotina de exercícios físicos que auxiliam diretamente no sono.

O AnaMaria Receitas vai te ajudar a dormir bem essa noite. Confira abaixo os alimentos que ajudam a ter uma boa noite de sono e corra pra cama para testar!

O que causa a insônia?

Você sofre ou provavelmente conhece alguém que sofre de insônia, afinal, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS) cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem com esse problema.

A insônia é um dos distúrbios do sono caracterizada pela incapacidade de pegar no sono e dificuldades para permanecer dormindo. O distúrbio geralmente é causado por hábitos inadequados, como alimentação desequilibrada, falta de exercícios físicos, uso de medicamentos, estresse contínuo, desequilíbrio hormonal e até mesmo problemas psíquicos como, ansiedade e depressão.

Publicidade

Influência da alimentação para uma boa noite de sono

Como citado anteriormente, uma das causas da insônia pode ser uma rotina alimentar desequilibrada, e principalmente o consumo de alimentos que podem atrapalhar o sono, como cafeína, energéticos, álcool, chocolates e frituras. Além disso, a quantidade e o horário das refeições podem influenciar no seu sono, principalmente se o seu metabolismo for mais lento. 

Portanto, ao cuidar da alimentação, você pode observar mudanças significativas na qualidade do sono e na qualidade de vida. Para isso, o ideal é consumir alimentos com nutrientes e ricos em  vitaminas como a B6, triptofano e magnésio. 

“O triptofano, assim que reconhecido pelo nosso cérebro, estimula a produção de um neurotransmissor chamado serotonina. Ele é responsável pela regulação do sono, bom humor e sensação de bem-estar. A ingestão de vitamina B6 e magnésio ajuda na produção do triptofano em nosso corpo”, explicou a nutricionista Bettina Del Pino, em entrevista para o “Degusta”.

Publicidade
Consumir cafeína pode causar insônia. - Foto:Pixabay
Consumir cafeína pode causar insônia. – Foto:Pixabay

 

Quais alimentos consumir para dormir bem?

Já que os alimentos ricos em vitaminas B6, magnésio e triptofano são essenciais para quem deseja ter uma boa noite de sono, nós separamos alguns alimentos com essas substâncias para você adicionar na dieta. Confira a seguir: 

  • Leite e derivados

Você provavelmente quando criança já passou por isso: não conseguia dormir e então, sua mãe lhe ofereceu um copo de leite. Se engana quem achou que isso era mais um mito popular.O leite e seus derivados podem te ajudar a dormir melhor, pois são ricos em triptofano, citado anteriormente. 

Publicidade

Além disso, o cálcio, mineral presente nos laticínios, intervém na produção de melatonina, que é um hormônio responsável não só por induzir o sono, mas também melhora a qualidade dele.  

  • Alimentos ricos em proteínas

Para o jantar, peixes e ovos são ótimas fontes de proteínas para serem consumidas, pois, além de serem alimentos que não vão causar aquela sensação de estufamento, eles contém o aminoácido triptofano. 

Consumir essas proteínas durante a noite, podem aliviar o estresse e melhorar a qualidade do sono quando estamos muito cansados. 

Publicidade
  • Banana

Essa fruta, além de deliciosa, é rica em carboidratos, magnésio e triptofano, que auxiliam na produção de hormônios como a serotonina e melatonina, ambos são benéficos para uma boa qualidade de sono.

  • Castanhas, nozes e sementes

Essas opções são ricas em triptofano e fornecedoras de magnésio, mineral que combate os efeitos do hormônio do estresse, nos ajudando a relaxar. 

Uma boa combinação que pode potencializar a saúde do sono, é adicionar castanhas e sementes em um iogurte.

  • Chás de ervas 

Quem nunca tomou um chá de camomila num momento estressante? Ou apenas para relaxar a noite? Pois é, chás calmantes como o de camomila, maracujá, erva-cidreira, hortelã e erva-doce possuem propriedades calmantes e podem ser uma ótima escolha para tomar antes de dormir, justamente para induzir o sono. 

Quais alimentos devo evitar?

Para quem sofre de transtornos do sono, existem alguns alimentos que devem ser evitados durante o período da noite, pois seu consumo pode atrapalhar na hora de dormir. 

Portanto, se você deseja ter uma boa noite de sono, evite alimentos que deixam o corpo mais elétrico, ou em alerta, e alimentos que são difíceis de serem digeridos. “Deve-se evitar bebidas com cafeína, como chá preto, chá mate, chá verde, café e energético, alimentos gordurosos, frituras, refrigerante e bebidas alcoólicas”, orientou a nutricionista Bettina em entrevista para o “Degusta”.

A alimentação é apenas uma das diversas causas que podem estar causando insônia, entretanto, é necessário procurar um atendimento médico, principalmente se os sintomas persistirem por muito tempo, ou se agravarem.