BBB24: o que é a compulsão alimentar, relatada por Yasmin Brunet?

Especialistas explicam como identificar a compulsão alimentar, condição mencionada no reality show da TV Globo

BBB24: O que é a compulsão alimentar, relatada por Yasmin Brunet?
TV Globo

Yasmin Brunet, participante do BBB24, revelou que estar confinada na casa mais vigiada do Brasil tem afetado a sua compulsão alimentar. “Eu estou completamente descompensada na alimentação, eu estou muito ansiosa. Eu já tive questões alimentares, então, estou depositando absolutamente tudo na comida”, expôs a modelo durante um Raio-X, no confessionário.

Publicidade

A fala rapidamente repercutiu nas redes sociais, o que gerou dúvidas acerca do significado da condição. Por isso, o AnaMaria Receitas conversou com o psicólogo Yuri Busin, mestre em Neurociência do comportamento, e com o endocrinologista Renato Zilli, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, para entender mais sobre a compulsão alimentar. Confira!

O que é a compulsão alimentar?

“A compulsão alimentar é um distúrbio caracterizado por vários episódios de ingestão rápida e excessiva de alimentos, que pode gerar, até mesmo, um desconforto para a pessoa”, explica Busin. Ademais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 5% dos brasileiros sofre com o problema, que atinge cerca de 2,5% da população mundial.

Um dos principais sintomas é o prazer infindável pela comida. Neste caso, não importa se é ao longo do dia ou no meio da madrugada, o indivíduo sente a necessidade de ir atrás do alimento de maneira desenfreada. Além do consumo exagerado de comestíveis, a compulsão alimentar também pode causar sentimento de culpa e vergonha, dificuldade em parar de comer e o hábito de alimentar-se muito rápido.

Causas e consequências

Existem diversos gatilhos que podem desencadear a compulsão alimentar. Contudo, Renato Zilli alerta para outras possíveis causas do quadro clínico. “Como todo transtorno, ele tem uma base genética, mas também é influenciado por fatores ambientais. Ou seja, o estilo de vida da pessoa, somado a fatores genéticos, pode aumentar o risco de ansiedade, depressão e, com isso, a compulsão alimentar”.

Publicidade

Com o passar do tempo, o transtorno afeta o organismo e é capaz de gerar diversas consequências, como doenças cardíacas e diabetes. Ainda por cima, o sentimento de culpa provoca um comportamento compulsivo, que compromete a regularização do metabolismo e leva à obesidade. 

Diferença entre compulsão alimentar e fome emocional

Diferente da compulsão alimentar, a fome emocional é desencadeada por aspectos emocionais, ou seja, está diretamente ligada à presença de emoções exageradas. Isto é: se a pessoa estiver triste, estressada ou entediada, por exemplo, ela vai atrás da comida para compensar aquilo que está sentindo. Além disso, o quadro é caracterizado pela ausência de sintomas fisiológicos de fome, que são aqueles que aparecem de forma natural com o passar do dia. 

Busin explica que, ao contrário da compulsão alimentar, a fome emocional não está associada com a ingestão excessiva de alimentos e pode não ter um envolvimento com a perda do controle. No entanto, o psicólogo adverte sobre uma possível fusão entre os casos. “Às vezes, ambas as condições podem se sobrepor. Então, não necessariamente uma pessoa que tenha compulsão alimentar não terá fome emocional e vice-versa. Por isso, é muito importante que os indivíduos busquem ajuda e, consequentemente, tenham uma qualidade de vida melhor”. 

Publicidade