Alimentos termogênicos: o que são, quais os benefícios e relação com emagrecimento

O AnaMaria Receitas te explica tudo sobre alimentos termogênicos e como eles podem te ajudar a perder uns quilinhos! Confira aqui!

Quando você pensa em alimentos termogênicos, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Provavelmente a sua resposta foi o emagrecimento. E não é que você acertou? Afinal, estudos, como alguns publicados na Revista Brasileira de Ciências em Saúde (REBRACISA), comprovam o auxílio desses alimentos no processo de emagrecimento, quando aliados, é claro, com a prática de atividades físicas e uma dieta balanceada. 

Publicidade

Mas, você conhece quais são esses alimentos e os benefícios que eles podem trazer para o seu organismo, além da perda de peso? O AnaMaria Receitas te conta a seguir!

O que são alimentos termogênicos? 

Os alimentos termogênicos são aqueles que, quando comparados aos outros, consomem uma quantidade maior de energia para serem digeridos pelo organismo. Isso porque o processo de absorção e armazenamento dos nutrientes desses alimentos são mais trabalhosos. 

“Eles induzem o metabolismo a trabalhar num ritmo mais acelerado e o resultado disso é a elevação da temperatura corporal, elevação dos batimentos cardíacos e, consequentemente, faz com que o corpo gaste mais calorias”, aponta a pesquisa da REBRACISA.

Qual a ação desses alimentos no nosso organismo?

Nós, seres humanos, possuímos a capacidade de controlar a temperatura constante do corpo. Essa regulação é feita por um processo chamado termogênese, em que o corpo queima calorias para liberar calor e alcançar o equilíbrio entre a temperatura corporal e a ambiente. No caso dos alimentos termogênicos, eles possuem componentes que requerem um gasto calórico maior para atingir esse equilíbrio. 

Publicidade

A pesquisa da REBRACISA relaciona a influência desses alimentos na atividade física: “Os alimentos termogênicos são capazes de aumentar os gastos energéticos em 10% e são muito indicados para quem pratica exercícios físicos regularmente, pois melhora o desempenho durante os treinos, e aumenta a capacidade que o nosso organismo tem de suportar a fadiga durante as atividades.” 

Quais são os alimentos termogênicos?

Canela

Muito conhecida por ser protagonista em muitas sobremesas, a canela pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento e controle de açúcar no sangue.

Compostos presentes na canela como, mucilagens, gomas, resinas, cumarinas e taninos possuem potenciais antioxidantes, anti-inflamatórios, digestivos e hiperglicêmicos. Esses compostos podem ser associados à prática de exercícios físicos para diminuir o apetite e, com isso, perder gordura e alcançar o emagrecimento.

Publicidade

Pimenta vermelha

Uns amam, outros odeiam receitas apimentadas, mas para quem busca alimentos termogênicos, a pimenta é um dos principais da lista. 

A  substância capsaicina, presente nas pimentas, principalmente na vermelha, promove a queima de gordura e acelera o metabolismo, algo que, para quem busca o emagrecimento, é essencial! 

Chá verde

Quem passa pelo processo de emagrecimento já deve ter escutado sobre a ingestão de chás que prometem emagrecer e o chá verde é muito popular quando o assunto é perda de peso. 

Publicidade

Pode confiar! Isso não é apenas um mito popular dentre os tantos existentes por aí, pois a presença da cafeína e o polifenol epigalocatequina galato no chá verde atuam como termogênicos e são compostos que podem auxiliar a queimar gordura. Isso tudo, claro, aliado a uma dieta equilibrada e exercícios regulares. 

Gengibre

Quem já se deliciou com o clássico biscoito de gengibre? Se a resposta for sim, saiba que você estava consumindo um alimento termogênico. 

Seja em biscoitos, chás, molhos, óleos e encapsulados, o gengibre é um alimento ideal para quem busca emagrecer, controlar a glicemia e colesterol. Segundo a REBRACISA, além desses benefícios, o alimento auxilia na prevenção e tratamento de náuseas e vômitos, é antioxidante, anti inflamatório e melhora o processo de digestão. 

Publicidade

Chia

Os benefícios desse grão termogênico são diversos: ajuda no processo de digestão, prolonga o processo de saciedade, promove um efeito detox no organismo eliminando toxinas e, por isso, contribui para o emagrecimento. 

Relação dos alimentos termogênicos com o emagrecimento 

Para quem acha que só de consumir esses alimentos vai conseguir emagrecer, está errado. 

Para que a perda de gordura aconteça, é necessário uma alimentação equilibrada, combinada com a prática de exercícios físicos. Vale lembrar e destacar que os termogênicos são apenas aliados nesse processo de redução de medidas.