Alimentos que aumentam a imunidade!

O frio chegou e junto com ele é muito comum ficarmos doentes. Veja como manter a imunidade em dia com alimentos deliciosos! Foto: Pixabay

As temperaturas estão baixando e, geralmente, com ela nossa imunidade também fica baixa. Por mais que não seja de fato a friagem que nos deixe doentes, as condições para a contaminação e transmissão dos vírus que causam gripe e resfriado são mais favoráveis.

Publicidade

Além disso, também é muito comum deixarmos a rotina esportiva em segundo plano quando a friaca chega, afinal, é muito mais confortável ficar em casa do que na academia né?  Também ficamos mais distantes do Sol (ou ele fica mais distante de nós), o que piora a absorção de vitamina D. 

Porém, com uma dieta equilibrada cheia de alimentos especiais, todos esses riscos podem ser evitados. Veja a lista de alimentos que aumentam a imunidade que o AnaMaria Receitas separou para você encarar essa temporada sem nariz escorrendo! 

Laranja e acerola

Musse de acerola com laranja
Musse de acerola com laranja

As rainhas da vitamina C, é com elas que precisamos andar para evitar qualquer baixa imunidade. Essa vitamina incrível é, nada mais nada menos, do que a maior responsável pelo fortalecimento das nossas células de defesa contra vírus e outros agentes infecciosos. 

Podemos comê-las in natura com o modo de preparo sendo apenas lavar a fruta e remover a casca. Mas, se quiser turbinar seus pratos especiais, o AnaMaria Receitas tem uma receita deliciosa de Musse de laranja com acerola para que você não precise escolher entre as duas. 

Publicidade

Verduras e legumes verdes escuro

Sopa de Espinafre na Moranga

Outro clássico da alimentação preventiva, os legumes e verduras verdes escuro são os melhores amigos da nossa saúde. Brócolis, rúcula, espinafre, agrião, acelga, folha de beterraba, couve, e vários outros alimentos como esses são muito especiais. 

Eles são ricos em ferro, vitamina A e vitamina C que, combinados, ajudam no fortalecimento da nossa imunidade. Outra dica é comê-los acompanhados de vitamina C, como suco de limão, laranja, acerola, enfim. Essa super vitamina auxilia na absorção de ferro. 

A indicação do AnaMaria Receitas é magnífica. Para te aliviar do frio e ainda promover a imunidade dos sonhos, que tal preparar essa sopinha de espinafre? Fica a dica para você!

Publicidade

Peixinhos e a vitamina A

Quibe de abóbora

O peixe é um alimento bem interessante. O salmão, por exemplo, é uma fonte de nutrientes e vitaminas praticamente sem fim. As principais são a vitamina A e o ômega 3. Elas são antioxidantes importantíssimos para o bom funcionamento da nossa imunidade. 

Além deles, a gordura vegetal presente no azeite, o leite integral, cenoura e abóboras são ricos em vitamina A. Então, se você é vegetariano, temos algumas outras opções para você. Inclusive, a dica para esse inverno é o quibe de abóbora!

O que o Sol e a gema do ovo têm em comum? 

Polenta com couve e sardinha
Polenta com couve e sardinha

Além do amarelo radiante, ambos são fontes de vitamina D. Assim como o salmão e a sardinha, a gema de ovo é indispensável quando os dias estão nublados, mesmo que a melhor maneira de garantir essa vitamina no corpo seja com banhos de Sol diários. 

Publicidade

Dessa forma, experimente preparar essa polenta com couve e sardinha. Além de ser muito saborosa, os nutrientes presentes nos ingredientes são aliados fiéis à nossa imunidade! 

Mantenha-se hidratado! 

Chá de Erva Cidreira com Gengibre - Getty Images
Chá de Erva Cidreira com Gengibre – Getty Images

No frio sentimos menos sede, pois liberamos menos água. Porém, não é motivo para deixar de beber água, hein! Como o ar tende a ficar mais seco, os vírus conseguem se instalar mais facilmente por nossas vias aéreas que, consequentemente, também ficam secas. 

Se você tiver dificuldade de bater a meta diária de água quando as temperaturas baixam, experimente preparar chás durante o dia. A nossa sugestão é o chá de erva cidreira com gengibre: saboroso e perfeito para a imunidade!

Publicidade