Por que o café da manhã é a refeição mais importante do dia?

Quem nunca ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? Será que é verdade? E, se sim, por quê? Veja mais com o AnaMaria Receitas! Foto: Pixabay

Na década de 1960 uma nutricionista estadunidense chamada Adelle Davis começou com essa história de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Ela recomendou que, para viver uma vida saudável longe de diabetes e obesidade, é necessário tomar café da manhã como um rei, almoço como um príncipe e jantar como um mendigo. 

Publicidade

Hoje a ciência entende que não há nenhum tipo de provas substanciais que argumente a favor de Adelle. Mas isso não significa que pular o café da manhã é bom. Entenda o porquê do café da manhã ser tão importante e veja as sugestões do AnaMaria Receitas de pratos para comer logo cedo!

Benefícios do café da manhã

Quando dormimos perdemos algumas vitaminas que não conseguimos armazenar no corpo como a vitamina C e algumas do complexo B. O café da manhã é um forte aliado à reposição dessas vitaminas. 

Além disso, também perdemos energia, então, para aguentar o dia todo é importante comer bem antes de sair de casa. De acordo com especialistas, se pularmos o café da manhã, temos uma chance maior de ter hipoglicemia. Ela causa irritabilidade, falta de concentração, fraqueza, tontura, dor de cabeça e diversos outros sintomas que acabam com o nosso dia. 

Fora isso, o café da manhã nos ajuda muito no controle da saciedade. Incluir proteínas e alimentos ricos em fibra logo ao acordar é um ótimo jeito de controlar a fome até a hora do almoço. A partir disso, também regulamos o nosso relógio interno: aprendemos a sentir fome na hora certa e evitamos lanchinhos não saudáveis durante o dia. 

Publicidade

A primeira refeição também é boa para regular a flora intestinal. Quando comemos bem em horários parecidos rotineiramente, o nosso corpo se acostuma a digerir a comida de forma tranquila, sem constipação ou diarreia. 

Não há comprovações científicas para saber se o café da manhã pode prevenir doenças ou não. Porém, comer logo ao acordar pode ser uma maneira segura e deliciosa de garantir seus nutrientes durante o dia e prevenir a hipoglicemia. 

O que comer no café da manhã?

Tapioca com queijo e salada
Tapioca com queijo e salada

Um café da manhã equilibrado inclui frutas, carboidratos e proteínas. O carboidrato pode ser pão integral, tapioca ou cereais. Já as proteínas podem vir do leite, ovos, queijos e iogurte, já que não é muito agradável comer um prato de frango logo de manhã. 

Publicidade

É importante evitar açúcar, farinha branca e gorduras. O ideal é manter uma alimentação natural, então fuja de achocolatados, sucos industrializados, bolos, bolachas e pães além do integral.

Para quem não gosta de comer muito logo ao acordar, uma opção interessante é substituir as comidinhas por uma vitamina de frutas com leite e aveia. É o ideal? Não, mas é uma boa fonte de nutrientes. 

Os atrasados e preguiçosos podem fazer um mingauzinho delicioso na noite anterior e comê-lo na manhã seguinte. Já aos atletas, o AnaMaria Receitas tem uma matéria completa sobre o que comer antes do treino

Publicidade

E aí, você já comeu café da manhã hoje? Não se esqueça de comer amanhã, hein!