Afinal, os shakes para emagrecer são uma boa opção para o emagrecimento saudável?

Os shakes para emagrecer ganharam fama nos últimos anos. Mas, esses produtos realmente funcionam? O AnaMaria Receitas te conta!

A procura pelo corpo perfeito causado pela pressão estética da sociedade faz com que as pessoas que estão buscando o emagrecimento optem por estratégias “milagrosas” para obter um emagrecimento rápido e fácil. Esses métodos, apesar de tentadores, muitas vezes não são saudáveis e são carentes dos nutrientes necessários para o nosso organismo. 

Publicidade

Um desses métodos, que ganhou fama expressiva entre as pessoas, principalmente nas mídias, entre os famosos e influenciadores digitais, foram os “shakes para emagrecer” que se popularizaram com uma proposta tentadora: um líquido que substitui as refeições diárias e por isso, gera o emagrecimento rápido. Mas, será que os shakes emagrecedores realmente funcionam e podem substituir uma refeição sem consequências nutricionais? O AnaMaria Receitas te conta! 

O que são os shakes para emagrecer?

Para quem não conhece, os shakes são suplementos alimentares apresentados como uma mistura para preparo em pó, normalmente saborizados, que devem ser misturados com água ou conforme as instruções do fabricante. 

Esses produtos garantem substâncias como nutrientes, vitaminas e fibras suficientes para substituir uma refeição. E o tão prometido emagrecimento ocorre porque os shakes possuem baixas calorias quando comparados a refeições completas. 

Afinal, os shakes para emagrecer realmente funcionam?

O princípio do emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que consumir. Pensando nisso, os shakes podem sim emagrecer, mas a questão é: será que o emagrecimento vai ocorrer de maneira saudável e contínua?

Publicidade

Além disso, é importante entender a diferença entre emagrecer e perder peso pois, quando emagrecemos, estamos reduzindo gordura corporal, mas quando perdemos peso, estamos reduzindo massa magra e líquidos. Portanto, ao substituir refeições pelos shakes, diminuímos drasticamente as calorias e com isso, ocorre o risco de perder massa magra ao invés da gordura. 

“É como se a pessoa não tivesse emagrecido de verdade, apenas perdido peso. Daí a gordura segue existindo escondida, assim como o risco associado a ela de diabetes, hipertensão e outras doenças a longo prazo”, comentou a nutricionista Fabiana Lopes Nalon de Queiroz, em entrevista para o VivaBem.

Afinal, os shakes para emagrecer realmente funcionam? - Foto: Pixabay
Afinal, os shakes para emagrecer realmente funcionam? – Foto: Pixabay

 

Publicidade

Vale a pena substituir uma refeição pelo shake?

O que é melhor, um prato colorido rico em nutrientes, vitaminas, minerais e que promove a saciedade por mais tempo, ou um produto saborizado que não vai te saciar nem te promover um emagrecimento saudável? Se sua resposta foi um prato colorido, a resposta está correta. Por isso, um ponto positivo da comida de verdade é a variedade de minerais e outras substâncias benéficas que os shakes não possuem. “Os shakes são enriquecidos com nutrientes básicos e vitaminas, mas precisamos da diversidade de compostos oferecidos nos alimentos” destacou a endocrinologista Maria Edna de Melo, em entrevista para o VivaBem.

Entretanto, é indicado procurar o equilíbrio nas refeições diárias. Por exemplo, em dias corridos que não temos tempo de preparar algo elaborado, optar por um shake rico em carboidratos e proteínas de boa qualidade pode ser uma opção. Esse shake pode ser preparado em casa com frutas, leite, aveia e whey, que é uma maneira mais saudável e rápida de preparar um lanche da tarde, ou jantar!

O segredo do emagrecimento

Agora, vamos te contar como você pode emagrecer de forma saudável: déficit calórico. Isso mesmo, você vai conseguir perder os quilinhos que tanto te incomodam comendo menos do que o seu corpo gasta. 

Publicidade

E como eu faço isso? Com uma alimentação rica em comida de verdade, juntamente com a prática de exercícios físicos, o emagrecimento é certo! 

Você pode adicionar os shakes na sua rotina de alimentação e exercícios que falamos anteriormente, quando os dias estiverem corridos, mas saiba que viver apenas desses produtos não vai promover um emagrecimento saudável. 

O segredo do emagrecimento - Foto: Pixabay
O segredo do emagrecimento – Foto: Pixabay

 

Publicidade