O adeus a Palmirinha: conheça a trajetória da vovó mais querida do Brasil

Palmirinha faleceu no último domingo (7), aos 91 anos. Conheça a trajetória da apresentadora e alguns momentos marcantes.
Foto: Iwi Onodera/EGO

A apresentadora e cozinheira, Palmira Nery da Silva Onofre, mais conhecida como Vovó Palmirinha, morreu no último domingo (7), aos 91 anos. Segundo um post feito em suas redes sociais, por familiares, a vovó mais querida do Brasil teve um agravamento de problemas renais crônicos. 

Publicidade

De acordo com o comunicado, ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 11 de abril. Palmirinha deixa três filhos, seis netos e seis bisnetos. 

Para homenagear essa figura tão importante para a culinária brasileira, o AnaMaria Receitas preparou uma post com a trajetória da vovó, além dos momentos mais marcantes da cozinheira que encantou a todos seus “amiguinhos” e “amiguinhas”, como chamava carinhosamente seus fãs, com seu bom astral e bom humor. Venha conferir! 

História de Palmirinha 

Antes de se tornar a vovó mais querida pelos brasileiros, Palmirinha passou por momentos difíceis. Ela nasceu em Bauru, no interior paulista, e passou a primeira fase da infância na zona rural ao lado dos pais e de mais quatro irmãos. 

Aos 6 anos, Palmirinha passou por uma mudança drástica em sua vida, diante do convite de uma francesa, Georgette, em levá-la para São Paulo. Com essa proposta, o pai enxergou uma oportunidade de uma vida melhor para a filha na capital. Foi com essa senhora que Palmirinha aprendeu mais sobre a culinária, além de pratos sofisticados. Mas, aos 14 anos, ela precisou voltar para casa, em Bauru, para assumir a criação dos irmãos, após a morte do pai. 

Publicidade

Ainda no interior paulista, casou-se aos 19 anos com Mário Onofre. O casamento durou 20 anos e gerou suas três filhas, Tânia, Sandra e Nancy. Entretanto, nem tudo são flores, e a relação com o marido não foi nada fácil. Segundo relatos da apresentadora em entrevistas, o esposo era agressivo e violento.

Palmirinha em seu casamento - Foto: Divulgação
Palmirinha em seu casamento – Foto: Divulgação

Palmirinha começou sua carreira na cozinha para sustentar a casa e ajudar as filhas, preparando sonhos para vender na vizinhança, logo depois começou a preparar salgadinhos nos finais de semana, que eram deixados no salão de cabeleireiro da amiga Hilda.

“Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida”, afirmou a equipe da famosa no post oficial sobre se falecimento.

Publicidade

Carreira da Vovó Palmirinha na TV

Sua carreira na TV se iniciou em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria para o programa de Silvia Popovic, na TV Bandeirantes. Seu carisma e talento foram as qualidades que despertaram a atenção de Ana Maria Braga, que era apresentadora da Record na época. Ana convidou Palmirinha para preparar um café da manhã no seu programa “Note e Anote”, ainda em 19994. A vovó permaneceu lá por 5 anos. 

Em 1999, firmou contrato com a TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, onde permaneceu por onze anos. Posteriormente, a apresentadora deixou os canais abertos e teve a oportunidade de apresentar seu próprio programa denominado “Programa da Palmirinha” nos canais fechados Bem Simples/Fox Life, disponíveis para assinatura, o programa permaneceu no ar até 2015.

Programa da Palmirinha - Foto: Twitter/@UOL
Programa da Palmirinha – Foto: Twitter/@UOL

Além de ser um sucesso como apresentadora e cozinheira, Palmirinha ainda teve participações em filmes como em “Internet: O Filme”, de 2017. Seu último trabalho na TV foi como jurada do reality “Chef ao Pé do Ouvido”, em 2019, da GNT.

Publicidade

As participações não param por aí, vale ressaltar as incontáveis vezes em que a Vovó foi convidada para programas da TV aberta tão conhecidos como “Programa do Jô”, “Mais Você”, “Altas Horas, “Domingão do Huck”, “Conversa com Bial” e “The Noite”.

Momentos inesquecíveis 

A fama de Palmirinha se dá principalmente pelo seu jeito único de apresentar suas receitas, além do carisma e alto astral, é claro! Por ser uma pessoa extremamente carismática, a vovó nos rendeu alguns momentos inesquecíveis e divertidos. Relembre:

1 – Palmirinha no reencontro com Ana Maria Braga

Em 2019, Palmirinha e Ana Maria Braga, apresentadora do programa “Mais Você”, se reencontraram. O grande reencontro gerou muita emoção, lágrimas e risadas. 

Publicidade

Tanta comoção pode ser explicada porque Ana Maria foi quem revelou Palmirinha ao público em 1994. 

Após a morte da amiga, Ana Maria escreveu em uma de suas redes sociais: “Minha grande amiga Palmirinha. Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada! Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto. Meus sinceros sentimentos para toda família. Obrigada por tudo”, disse.

2 – Quando a receita do sorvete de limão não deu muito certo

Um de seus momentos icônicos foi quando a apresentadora estava preparando um sorvete de limão coberto com chocolate quente, mas a receita não saiu como esperado. 

Na cena, ela sugere esquentar a faca no fogão para facilitar o corte, mas esqueceu a palavra faca mais de uma vez, e teve ajuda do seu assistente de palco, o boneco Guinho, para lembrar o nome do utensílio de cozinha: “Você precisa esquentar bem a…”. “Faaaca”, completou o boneco Guinho.

Palmirinha arrancou risos por esquecer a palavra mas também porque o truque da faca não deu certo no momento do corte. 

3 – O selinho com Mr. Catra 

Palmirinha participou do filme “Internet – o Filme” em 2017, junto com o funkeiro Mr. Catra. Com o lançamento do longa, a apresentadora e o funkeiro foram protagonistas de um momento inesperado: os dois trocaram um selinho. 

4 – Encontro com Chris Pratt

Outro momento que conquistou o coração dos brasileiros foi quando a vovó encontrou o ator Chris Pratt, que tinha vindo ao Brasil para o lançamento do filme “Guardiões da Galáxia”, em 2018. 

Palmirinha deu brigadeiros para o ator provar, além de elogiá-lo e convidá-lo para  almoçar em sua casa. 

“Pessoalmente, você é muito mais bonitinho. Que pena que sou idosa”, disse Palmirinha, na ocasião.

Agora que você conhece a trajetória da Vovó mais querida do Brasil, venha conhecer suas receitas mais icônicas clicando aqui!