Dia da Esfiha: veja 4 receitas para celebrar a data em casa

O Dia da Esfiha, esse salgado delicioso criado no Oriente Médio, é em 9 de setembro. Que tá comemorar a data em casa, com as nossas receitas?

Se existe algo certo na vida do brasileiro é ver uma enorme variedade de esfihas em vitrines de bares e lanchonetes. Afinal, este é um dos salgados mais populares neste tipo de estabelecimento, sendo praticamente impossível encontrar um desses lugares que não tenha uma esfiha deliciosa e quentinha esperando para ser degustada. 

Publicidade

Além de ser presença marcada aqui no Brasil, as esfihas são quase obrigatórias em qualquer mesa árabe, local onde esses salgados deliciosos surgiram. Seu primeiro registro vem do Iraque, mas ela se espalhou pela Síria, Líbano, Israel, Egito e Jordânia. A partir daí, as esfihas foram levadas por imigrantes para o Ocidente com outros pratos tradicionais, como tabule e hommus, entre outros. 

No Brasil, a delícia chegou no final do século 19 e no início do século 20, por meio dos imigrantes árabes. Com o passar do tempo, ela se tornou popular em comunidades árabes pelo país, encantando os brasileiros com seu sabor único! 

E, de tão populares, essa verdadeira delícia ganhou um dia só para ela. Isso mesmo! No dia 9 de setembro é comemorado o Dia da Esfiha, data essa que não pode ser deixada de lado pelo AnaMaria Receitas. Por isso, nós separamos 4 receitas de esfihas para você preparar e saborear nesta data tão especial. Venha celebrar com a gente! 

Esfiha de carne 

Para começar essa lista, sugerimos uma versão clássica, que está presente em diversos estabelecimentos e não tem erro: a esfiha de carne! O AnaMaria Receitas apresenta a versão original, desenvolvida pelos árabes e que nos encanta até hoje!

Publicidade
Foto da receita de esfiha
Foto: Mauro Holanda

Esfiha de ricota 

Para quem não consome carne, ou deseja sair da mesmice e experimentar um recheio novo, o AnaMaria Receitas te ensina a preparar uma esfiha fechada de ricota. A gente já adianta: além de saborosa, é muito fácil de fazer. Venha conferir o passo a passo aqui! 

Foto da receita de esfiha de ricota
Foto da receita de esfiha de ricota

Esfiha folhada de abobrinha 

Essa versão é um pouco diferente da que estamos acostumados, isso porque a massa é feita com massa folhada. Mas não se preocupe,para essa receita você não precisará fazer a massa, isso porque ela está à venda nos supermercados. Tudo isso pensando na praticidade dos nossos leitores! 

Publicidade
Foto da receita de esfiha folhada de abobrinha
Foto de Mauro Holanda

Miniesfiha com carne moída

Para quem adora as versões “mini”, ou deseja preparar salgados para festas de criança, naquela versão de petisco rápido, essa receita é perfeita. Por isso, no Dia da Esfiha, não deixe de preparar essa delícia! 

Miniesfiha de carne
Miniesfiha de carne

Esfiha doce de brigadeiro

Para finalizar, não poderia faltar uma versão doce, não é mesmo? Essa receita une o sabor da massa, elaborada no Oriente Médio, com o recheio de brigadeiro que só o Brasil tem. Por isso, não deixe de provar essa delícia como sobremesa! 

Publicidade
Foto da receita de esfiha de brigadeiro
Esfirra de chocolate. (sobra da edição 424)