Como preparar o bacalhau perfeito? Confira dicas!

Você é aquele tipo de pessoa que não acerta no ponto e tempero do bacalhau? Confira essas dicas que vão te salvar!

A Sexta-Feira Santa é um dia especial para os cristãos, que deixam de comer carne vermelha em respeito ao derramamento de sangue de Jesus Cristo durante seu sacrifício. Por isso, é costume que nesse dia os fiéis se reúnam entre familiares e amigos, para preparar um almoço sem carne, dando preferência a peixes, em especial o bacalhau. 

Publicidade

Nada melhor que um bacalhau bem feito, entretanto, prepará-lo pode ser um desafio e tanto! Isso acontece pois é preciso saber alguns truques para dessalgar o peixe, temperá-lo e deixá-lo no ponto certo. Por isso, o AnaMaria Receitas vai te dar dicas de como preparar o bacalhau perfeito para sua Sexta-Feira Santa. Confira! 

Aprenda a comprar 

Um produto de qualidade influencia diretamente no resultado final, portanto, se você tiver condições, opte pelas melhores peças, que são as mais caras. Outra dica é comprar seu peixe num lugar de confiança e evite comprar a peça empacotada, porque o saco pode vir com rabo e barbatanas, que não acrescentam em nada na hora do preparo. 

Além disso, verifique a aparência da carne que não pode estar molenga, e sim firme. Não pode apresentar manchas amarronzadas ou com pó branco ou amarelo, que são indicativos que o bacalhau não foi conservado corretamente. 

Saber escolher o bacalhau corretamente é o primeiro passo! - Foto: Pixabay
Saber escolher o bacalhau corretamente é o primeiro passo! – Foto: Pixabay

Como tirar o sal corretamente?

Por ser um peixe extremamente salgado, antes de prepará-lo é necessário dessalgá-lo. Por isso, leve os pedaços do bacalhau para uma bacia com água gelada e deixe o peixe na geladeira por pelo menos 24 horas. Durante esse período, troque a água 3 vezes para dessalgar bem! 

Publicidade

Não se esqueça: mantenha a água sempre bem gelada para realizar a troca pois, a mudança brusca de temperatura pode estragar seu produto. 

Para verificar se o ponto do sal está bom, basta provar  bacalhau arrancando um pedacinho ou colocando o dedo até o centro da peça. O ponto correto é levemente salgado. 

Temperos

Para temperar esse peixe e deixá-lo ainda mais saboroso, saiba que o básico funciona. Não exagere no tempero para que o peixe não perca sua suculência.

Publicidade

Por isso, use cebolinha, salsinha, coentro, pimenta e páprica. Ah, e não se esqueça de usar e abusar do azeite!

Quais temperos usar?
Quais temperos usar? Foto feita para a Revista Ana Maria. Bacalhau ao forno. 

O ponto certo do bacalhau

Assim como nos outros cortes de carnes, o ponto correto do bacalhau é ao ponto para mal passado. Para saber se já está no ponto é simples: pegue seu bacalhau no momento do cozimento e verifique se ele está querendo soltar as lascas. Simples assim!

Melhores acompanhamentos

O seu peixe pode ficar ainda mais gostoso quando é adicionado a ele alguns ingredientes, especialmente ingredientes que não roubem a cena da nossa estrela principal, que é o bacalhau. Por isso, use um bom azeite, tomates, alho, cebola, azeitonas, brócolis e batatas. 

Publicidade

Esses ingredientes vão complementar o sabor do peixe e deixar tudo mais delicioso! 

Agora que você sabe as melhores dicas para deixar seu bacalhau perfeito, está na hora de prepará-lo. Por isso, a escolha ideal é esse Bacalhau de Páscoa!

Bacalhau de Páscoa
Bacalhau de Páscoa

Publicidade