30 de maio é o dia mundial da batata frita! Confira dicas para preparar um aperitivo perfeito!

O dia 30 de maio é comemorado o dia mundial da batata frita. Para comemorar, venha aprender a preparar uma batata perfeita!
Foto: Pixabay

Batatinha frita 1,2,3… não é só na série que as batatas fritas são famosas, pois esse é um aperitivo apreciado no mundo todo. Seja acompanhando um hambúrguer delicioso, seja como petiscos com ketchup, ou até mesmo acompanhando um prato feito de bife com arroz e feijão. Independente do jeito que você come essas delícias, todo mundo ama!

Publicidade

Entretanto, quando preparamos esse aperitivo em casa, muitas vezes ele não fica igual ao dos restaurantes que frequentamos, não é mesmo? Ou fica murcha demais, ou passa do ponto. Por isso, o AnaMaria Receitas vai te dar dicas para preparar uma batata frita perfeita, seja preparada no óleo ou na airfryer. Confira!

Para airfryer, preaqueça e ajuste a temperatura para batatas perfeitas! 

Muitas pessoas optam por preparar esse petisco na fritadeira elétrica justamente porque é uma maneira mais fácil e que não faz tanta sujeira na cozinha. Entretanto, se você não souber como preparar, suas batatas não vão ficar deliciosas como as preparadas em hamburguerias. 

Por isso, se sua batata estiver congelada, preaquecer sua fritadeira por 5 minutos a  200°C é fundamental para que seu petisco cozinhe por completo e fique crocante. Depois, coloque uma quantidade que cubra todo o fundo do airfryer e programe para fritar por 15 minutos a 200°C.

Se você deixou o produto descongelando antes de fritar, é importante reiterar a umidade antes de levar a fritadeira. Além disso, para que as batatas fiquem com a aparência dourada, regue-as com um fio de azeite em uma tigela antes de fritar. 

Publicidade

Por último, não se esqueça de mexer as batatas no meio do preparo para que elas fiquem crocantes e douradinhas por completo

Para a fritura com óleo

Para garantir uma batata frita no óleo sequinha e crocante é preciso ficar atento com alguns pontos: com pouco óleo, as batatas vão grudar na frigideira e vão queimar antes de fritar, por isso, coloque óleo suficiente para todas as batatas. Se o óleo estiver frio, a batata vai amolecer, soltar água e cozinhar ao invés de fritar, por isso, óleo bem quente!

Para uma batata sequinha, a dica é: quando o óleo estiver bem quente, retire meia xícara (de chá) do óleo quente e misture meia colher (de sopa) de amido de milho. Despeje o óleo novamente na frigideira com cuidado e, em seguida, coloque as batatas para fritar.

Publicidade