21 de março é o dia do pão francês. Vamos de receitinha?

Vamos comemorar o dia do pão francês conhecendo a origem do clássico pãozinho e preparando uma receita original na sua casa?

Dia 21 de março é comemorado o dia do pão francês, mas você sabia que de francês esse pão não tem nada? Pois é, para você que acreditou a vida toda que o nosso companheiro das manhãs era uma receita francesa, saiba que você estava errado!

Publicidade

O pãozinho tão comum em nossas vidas, seja nas manhãs acompanhado de manteiga e café, no café da tarde com um delicioso sanduba, ou até mesmo acompanhado de uma sopa nos dias frios. Independente da maneira ou do momento, você já deve ter se deliciado com um desses. 

Para comemorar o dia do nosso querido pãozinho, venha conhecer a verdadeira origem do seu preparo e ainda confira a receita oficial do AnaMaria Receitas do clássico pão francês. Venha conhecer a seguir! 

Qual a história do pão francês?

Sinto muito em te decepcionar, mas o pão francês que vende em nossas padarias, não existe na França. Na verdade, existem diversas histórias quanto a origem do querido pãozinho. A primeira é que o pão nasceu no Rio de Janeiro, no período colonial, quando o rei D. João VI incentivou a importação da farinha branca para o Brasil. Antes da farinha branca, os pães eram feitos de farinha de mandioca, milho ou até mesmo de centeio. 

Existe outra versão em que o pão foi criado com influência dos brasileiros que viajavam a França, e quando voltavam para o Brasil, pediam para os padeiros que preparassem um “pãozinho francês”, uma referência para a baguete francesa. 

Publicidade

Em outra versão, e a mais aceita, o pão teria sido apelidado como pão francês graças à grande exportação de farinha de trigo, vinda da França para o Brasil, no Brasil Colonial. 

Caso você não saiba, o pão possui outros nomes: no Rio Grande do Sul e na Bahia é cacetinho. No Ceará é chamado carinhosamente de carioquinha. No Pará, apelidado de careca. Já no Rio de Janeiro, é chamado de pão de sal. 

Pão francês caseiro - Foto: Pixabay
Existem diversas histórias sobre a origem do pão francês – Foto: Pixabay

Receita de pão francês original do AnaMaria Receitas 

Agora que você já sabe a origem do clássico pãozinho, que tal aprender a prepará-lo na sua casa? O AnaMaria Receitas te ensina! 

Publicidade

Ingredientes:

  • 1/2 kg de farinha de trigo
  • 10 g de fermento para pão
  • 15 g de sal
  • 20 g de açúcar
  • 1 colher (sopa) de margarina

Modo de preparo:

Comece diluindo o fermento em um copo de água morna com o açúcar. Em seguida, adicione e misture os outros ingredientes.

Amasse e levante, empurrando a massa para frente, com a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma. Se for necessário, coloque mais água e mais farinha, pois a massa não deve grudar nas mãos e o aspecto perfeito é leve e esponjoso!

Deixe descansar por duas horas.

Publicidade

Em seguida, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado e coloque no tabuleiro untado. Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima.

Deixe que ela descanse mais uma hora.

Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno. Asse por 40 minutos mais ou menos, ou até dourar.

Publicidade

Agora que você sabe preparar um pãozinho, que tal acrescentar um sabor a mais e preparar um lanche delicioso? Prepare esse buraco quente e se delicie com uma receita 100% caseira! 

Foto de Buraco quente
Receita de Buraco quente super deliciosa!