Pesquisa mostra que brasileiros evitam o desperdício após a Ceia de Natal

De acordo com um levantamento realizado pela Nestlé, apenas 3% da comida excedente é descartada

desperdício de alimentos
Pexels

Uma pesquisa realizada em Novembro deste ano pela Nestlé revelou que os brasileiros evitam ao máximo o desperdício de alimentos preparados exclusivamente para a Ceia de Natal

Publicidade

Segundo o estudo, que visava descobrir o que é feito com os comestíveis que restam da ocasião, somente 3% da comida excedente é descartada. Na maioria dos casos, as famílias consomem as sobras da data comemorativa nos dias seguintes ao evento. 

Apesar de ser um dos líderes mundiais na produção de carnes, aves, grãos e laticínios, o Brasil também apresenta uma grande taxa de desperdício de alimentos. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), o país é o 10º na lista das nações que mais desperdiçam comida. 

Contudo, durante o Natal, o cenário é bem diferente. Para evitar que as sobras sejam descartadas, os brasileiros buscam opções práticas para reaproveitá-las. A Nestlé divulgou que 55% dos restos são aproveitados para refeições futuras, enquanto 34% são compartilhados com amigos e familiares.

Além disso, parte destes alimentos é congelada para consumo posterior (29%), ao passo que outra é doada para instituições de caridade ou abrigos (8%). Contudo, a quantidade de pratos preparados e o destino das sobras depende de diversos fatores, como região e classe social.

Publicidade

Discrepância regional e financeira

A empresa alimentícia expôs a média de pratos salgados realizados por região no Brasil. No Norte e Nordeste do país, respectivamente, a média ficou em 8,7 e 10 pratos por família. Já no Sul e Sudeste, cada casa costuma preparar cerca de 7,4 e 9,6 alimentos, na respectiva ordem, enquanto o Centro-Oeste fica na faixa de 10,4 opções diferentes. 

Outro ponto relatado diz respeito ao número de pratos por classe. Segundo a pesquisa, as classes A e B costumam realizar, em média, de 2 a 4 pratos a mais do que a classe C, além de possuir tipos distintos de comida. No entanto, apesar das diferenças culturais, regionais e financeiras, o panetone continua sendo a sobremesa mais presente na Ceia de Natal. 

 

Publicidade