Você sabe a diferença entre a canjica branca e amarela? Venha descobrir!

O AnaMaria Receitas te conta a diferença entre a canjica branca e amarela para você não errar mais!
Foto: Pixabay

O friozinho está chegando e junto com ele, as comidas típicas do inverno começam a fazer parte do nosso cardápio diário. Uma dessas comidas que é a cara do inverno, que além de ser muito gostosa, é um prato bem popular no Brasil, é a canjica. 

Publicidade

Muito versátil e saborosa, a base da canjica é feita com grãos de milho, os acompanhamentos podem variar, mas normalmente, é combinada com canela, paçoca, coco, cravo, leite condensado e muito mais. Se você gosta dessa delícia, provavelmente já deve ter se deparado com os dois tipos de canjica: a amarela e a branca. Mas, você sabe qual a diferença entre elas e como prepará-las? Se não, fique tranquilo, porque o AnaMaria Receitas vai te dizer! Confira aqui! 

Afinal, qual a diferença entre a canjica branca e amarela?

Na hora de comprar o milho para a canjica você provavelmente vai se deparar com dois tipos de milho no supermercado. Mas, e aí, qual usar? 

A canjica branca, típica em festas juninas, pode ser feita com canela, leite de coco, leite condensado, cravo, além de outros ingredientes que você pode brincar, Deixando do jeitinho que você desejar. A canjica branca possui uma denominação diferente em algumas regiões do Brasil, principalmente no nordeste, sendo chamada de Munguzá. O Mungunzá é a preparação com o milho branco e seu preparo sempre leva o leite de coco na lista de ingredientes. 

Já a canjica amarela é similar ao prato conhecido como curau em algumas regiões do Brasil. Normalmente é mais utilizada para o preparo de bolos e tortas, pois possui o sabor mais marcante. 

Publicidade

Receita de canjica do AnaMaria Receitas 

Agora que você sabe a diferença entre as canjicas, que tal rpeparar a receita clássica de canjica do AnaMaria Receitas? Experimente essa delicia!

Ingredientes:

  • 1 xícara de Milho para canjica
  • 2 L de Água
  • 4 Cravos
  • 10 Paus de canela
  • 1 xícara de Leite desnatado
  • 1 xícara de Leite em pó desnatado
  • 3/4 xícara de Coco ralado
  • 1 Pitada de sal
  • 3 colheres (sopa) de Açúcar
  • 1 colher (chá) de Canela em pó

Modo de preparo:

Lave o milho e deixe-o de molho em água fria por 2 horas. Transfira para uma panela de pressão, adicione a água, os cravos e 2 paus de canela. Cozinhe em fogo médio por 30 minutos.

Tire do fogo e deixe sair a pressão. Escorra o líquido e reserve a canjica cozida e 1 xícara do caldo. Descarte as especiarias.

Publicidade

Em uma outra panela, misture o leite desnatado, o leite em pó, o coco ralado, o sal, o açúcar, o caldo reservado e o milho. Leve o purê ao fogo médio. Quando levantar fervura, mexa ligeiramente.

Retire do fogo, coloque nas tigelas, polvilhe com a canela em pó e enfeite com a canela em pau reservada. Sirva morna.

canjica receita clássica
Canjica receita clássica

Publicidade