Verde, amarelo e vermelho: você sabe quais são as diferenças entre os pimentões?

O AnaMaria Receitas te explica quais são as diferenças entre os tipos de pimentão para você não errar mais na hora de comprar!

Para conferir sabor às receitas é necessário realizar a escolha certa dos temperos, e entre eles, o pimentão pode ser um grande aliado quando falamos em adicionar sabor às comidas, principalmente porque ele possui um sabor marcante, único e aroma delicioso. 

Publicidade

No entanto, na hora de comprar pimentões no supermermercado, nós nos deparamos com algumas cores desse alimento, que pode ser verde, amarelo ou avermelhado. Quando nos deparamos com essas colorações,é normal bater a dúvida na hora de escolher o correto para levar pra casa. Afinal, qual a diferença entre os pimentões?

Pode parecer que não, mas cada tipo de pimentão possui características próprias que combinam melhor com determinados tipos de pratos. Para você que não sabe a diferença e não errar mais, o AnaMaria Receitas vai te contar quais são as diferenças entre esses alimentos. Confira! 

Qual a diferença entre os tipos de pimentões?

A principal diferença entre eles é a maturação, ou seja, o pimentão verde possui essa cor porque não está totalmente maduro, pois se estivesse, ficaria com a cor amarelada ou vermelha. Além da cor diferente, o processo de maturação também é responsável pela mudança de sabor, afinal, o amadurecimento libera uma série de compostos naturais que alteram o produto final.

Diferença de sabor de cada tipo

Dito isso, o pimentão verde, por ser colhido antes de amadurecer, ele apresenta um sabor mais forte, marcante, e até mesmo mais picante. O pimentão amarelo, é de longe o que mais possui valor nutricional pelos elementos químicos que carrega, em relação ao seu sabor, o amarelo é visto como suave em comparação aos outros dois. O pimentão vermelho, por outro lado, possui um sabor bem adocicado e por isso, tende a ser mais leve no paladar. 

Publicidade

Mas, qual tipo de pimentão devo usar nas receitas?

A primeira coisa que você deve levar em consideração na hora de escolher o pimentão ideal para a sua receita é pensar no sabor. Um sabor mais marcante pode ser melhor para alguns pratos e não pode ser uma boa opção para alguns. 

O pimentão verde é mais marcante e picante, ideal para saladas ou acompanhando certos tipos de carne. Já o vermelho é mais adocicado e leve, perfeito para saladas e molhos. E o amarelo é suave e carrega mais valor nutricional, sendo ideal para receitas com peixes.

Publicidade