Venha conferir algumas formas de reaproveitar a borra de café

Você costuma jogar a borra do café no lixo? Você vai parar de fazer isso após descobrir como pode utilizar esse alimento!
Foto: Pixabay

Quem ai gosta de tomar um cafezinho pela manhã? O café é um dos grãos mais amados pelo brasileiro e isso pode ser comprovado com dados do IBGE, que apontam que cada brasileiro consome em média, de três a quatro xícaras de café por dia. 

Publicidade

Se você prepara um bom café do jeito tradicional, ou seja, com o pó de café e água, você provavelmente joga a borra que sobra no lixo, não é mesmo? Isso é muito comum, já que muitas pessoas acreditam que o resíduo de grãos moídos não tem mais nenhuma utilidade. No entanto, esses resíduos que você está descartando, possuem diversos usos muito práticos na cozinha e jardinagem, sabia?

Se você ficou curioso para saber como utilizar a borra de café, ao invés de jogá-la no lixo, o AnaMaria Receitas vai te ensinar algumas formas práticas e úteis para aproveitar esse resíduo. Venha conferir! 

Para tirar o mau cheiro da sua geladeira

Sabe quando a geladeira fica com um odor desagradável, e que mesmo com a limpeza em dia, o cheiro fica impregnado no eletrodoméstico. Para resolver esse cheirinho, basta usar um pouco da borra de café. Adicione um sachê, ou um recipiente com a borra do grão dentro do eletrodoméstico e com pouco tempo você se livrará do mau cheiro!

Limpeza de panelas

Se você já deixou algum alimento queimar a ponto de grudar na panela, sabe como é difícil limpar o utensílio danificado, não é mesmo? Bom, para esse problema, a borra de café pode te ajudar, e muito!

Publicidade

Isso porque as partículas do grão servem como um abrasivo natural e por isso, é indicada para fazer a limpeza desses objetos bem sujos. 

Para fazer isso, com o auxílio de uma esponja ou pano úmido, acrescente um pouco de detergente e a borra de café e limpe a panela. Você verá que ela vai ficar novinha em folha!

Fertilizar plantas 

Você possui um jardim ou vasos com plantinhas que não estão adubados, e estão murchinhas e sem vida? Você pode resolver esse problema usando a borra de café! Isso mesmo, por ser rico em nitrogênio, fósforo e potássio, a borra de café pode deixar o solo mais nutritivo e perfeito para suas plantinhas. 

Publicidade

No entanto, tome cuidado com as quantidades! O exagero pode prejudicar as plantas na absorção de água ou dificultar a germinação.