Truques para impedir que a água da fervura transborde da panela

Confira dicas fáceis para impedir que os líquidos transbordem no momento do cozimento.
Foto: Pixabay

Cozinhar é um ato que requer muita atenção, pois basta um minuto de distração você pode perder tudo ou sujar tudo. Falando em sujar, se você já esquentou o leite para preparar um delicioso café com leite, ou apenas estava aquecendo a água para cozinhar um macarrão, já deve ter passado pela experiência decepcionante quando o líquido levanta fervura, borbulha e suja seu fogão todinho.

Publicidade

Se você é uma pessoa descuidada e está cansada de limpar o fogão, saiba que você não precisa ficar monitorando seu leite ou sua água enquanto eles aquecem, pois existem truques fáceis e surpreendentes que impedem que isso aconteça. Ficou curioso? Então venha descobrir aqui no AnaMaria Receitas! 

Truque da colher de madeira

O primeiro truque, por mais que você duvide, ele é super eficiente. E para ele, tudo que você vai precisar é de um item muito comum na cozinha: a colher de madeira. Isso mesmo, para evitar que a água do macarrão transborde, tudo que você vai precisar fazer é colocar uma colher de pau apoiada na boca da panela de forma centralizada assim que colocar o líquido para ferver.

Você pode até desconfiar e achar que é mágica, mas isso tem uma explicação! A colher de madeira impede que o líquido transborde da panela porque a madeira é um material isolante, ou seja, não conduz calor ou eletricidade. Dessa forma, quando colocamos o utensílio de cozinha na panela, ele está mais frio que o líquido, portanto, quando a água encosta na colher, ela é resfriada, e o vapor se liquefaz, voltando para dentro do recipiente. 

Entretanto, com o tempo, a colher vai esquentando e perdendo a eficácia em estourar as bolhas de água. Para resolver isso, basta ir molhando a colher com água corrente para esfriar o material, assim, ela consegue realizar seu papel novamente. 

Publicidade

Truque do óleo 

Se você for preparar uma receita que aceite adicionar um pouco de azeite, óleo ou manteiga ao líquido, essa pode ser uma outra alternativa para que o líquido transborde. Isso acontece porque a gordura desses ingredientes impede que se forme espuma, que normalmente cai no fogão e causa uma lambança.

Nada de tampa 

Não é apenas a água do macarrão ou o leite que podem sujar seu fogão, mas a água do cozimento do arroz também pode causar uma sujeira e tanto! Isso acontece porque você deixa sua panela tampada, fazendo com que se crie uma barreira para o vapor que, sem ter como sair, acelera o aquecimento da água e transborda mais rapidamente. 

Portanto, para evitar sujeira, a dica é deixar a panela aberta até que a água se seque, depois disso, adicione a tampa para acelerar o cozimento. 

Publicidade