Truques para acabar de uma vez com o mau cheiro da pia da sua cozinha

O AnaMaria Receitas te ensina a acabar com o mau cheiro da pia da sua cozinha com truques imperdíveis. Venha conferir!

Provavelmente você já deve ter passado por um dos maiores incômodos na cozinha: o mau cheiro da pia. Esse é um problema que pode causar um grande desconforto para quem convive na casa, além de ser um indicativo para problemas maiores como um entupimento do cano, restos de alimentos que pararam no encanamento ou até mesmo um entupimento geral que dependendo do caso, pode prejudicar a estrutura do encanamento. 

Publicidade

Mas não precisa se desesperar, pois existem alguns truques caseiros para acabar com esse incômodo e o AnaMaria Receitas te ensina a seguir.

Quais as causas do mau cheiro na pia da cozinha?

Antes de acabar com o incômodo, é necessário entender de onde vem o mau cheiro, por isso, é preciso entender como funciona sua pia. 

Basicamente, a maior parte dos encanamentos possui um sifão, uma peça curvada em forma de U que é instalada abaixo da pia. Seu objetivo é justamente evitar que os vapores da tubulação subam pelo ralo e para isso, a peça acumula um pouco de água e os gases produzidos pelo esgoto da cozinha não conseguem passar pela camada de água acumulada no sifão. 

Portanto, na maioria dos casos, o mau cheiro é causado por problemas no sifão e o cheiro pode estar voltando pela pia, apenas porque o tubo sanfonado não está no formato correto. 

Publicidade

Se esse não for o caso, pode ser que entupimento seja o problema e para identificar, outros fatores como pia transbordando e água com vazão lenta, vão surgir junto com o mau cheiro. 

Se sua pia não estiver entupida, então provavelmente o problema deve estar na caixa de gordura entupida, ou  algum problema estrutural no encanamento. 

Independente da causa, existem alguns truques que podem acabar com esse cheiro ruim. Mas, lembrando que, caso não resolva, vale a pena contratar um profissional para verificar o problema. 

Publicidade

Truques para acabar com o mau cheiro da cozinha

O AnaMaria Receitas vai te ensinar algumas soluções para acabar com esse incômodo da pia e evitar que esse problema retorne para sua cozinha. 

Bicarbonato de sódio e vinagre de álcool

Essa solução é indicada para as pias que estão entupidas. E para isso, você vai precisar de 1 xícara de bicarbonato de sódio e 1 xícara de vinagre de álcool. 

Comece colocando primeiro o bicarbonato no ralo da pia, logo em seguida adicione o vinagre. Você vai observar que a mistura vai começar a borbulhar. Deixe agindo por 5 minutos, depois finalize com uma xícara de água bem quente e prontinho! Cheirinho de limpeza! 

Publicidade

Gelos de vinagre 

Mais uma dica para tirar o cheiro ruim da sua pia, é com apenas um ingrediente: vinagre de álcool. 

Adicione o vinagre em forminhas de gelo e leve para o freezer. Deixe os cubinhos prontos para quando o cheiro surgir. Para acabar com o incômodo é bem simples: basta deixar o gelo derreter no ralo que o cheiro some rapidinho! 

Sabão em pó e vinagre 

Outra dica que vai resolver seu problema, caso ele seja acúmulo de sujeiras dentro do sifão ou no ralo da pia. 

Publicidade

Você vai começar despejando ½ xícara de sabão em pó dentro do ralo e logo depois despeje mais  ½ xícara de vinagre branco. Quando a mistura começar a espumar, deixe agir por 10 minutos. 

Passado os 10 minutos, jogue água quente dentro do ralo para retirar o resto da sujeira.