Superstições de Ano Novo: veja quais comidas trazem sorte e quais evitar para começar 2023 com o pé direito!

Evite o azar e comece bem o Ano Novo com ajuda de alimentos especiais e deixe de lado outros que, segundo superstições, podem te trazer má sorte.

O início de um ano novo carrega a ideia de um novo ciclo que está começando, e para que esse ciclo seja repleto de realizações e coisas boas, a virada do ano é marcada por superstições para que os desejos sejam realizados. E, para quem acredita, as superstições variam desde as cores das roupas, pular sete ondas, tomar banho com sal grosso ou ervas, até as comidas consumidas na hora da virada. Vale tudo para o início de um ano próspero.

Publicidade

Em relação às comidas, algumas são essenciais para um ano novo com fartura e prosperidade, outras para um ano com amor e fertilidade. Todas devem ser consumidas no último dia do ano, ao contrário das que trazem má sorte.

Lembrando que tudo isso é superstição, que são tradições culturais e variam de país para país. Não há  garantia de que o ano que está vindo será bom graças aos rituais realizados. Mas, não custa nada evitar a má sorte e começar o ano de pé direito, né? 

Ficou curioso? O AnaMaria Receitas te conta quais são esses alimentos! 

Confira os alimentos que trazem sorte e como prepará-los para a virada do ano. 

Lentilha

Pixabay/Lentilha pode trazer fartura e riqueza para 2023
Pixabay/Lentilha pode trazer fartura e riqueza para 2023

A lentilha é um grão muito associado ao Ano Novo e segundo a superstição, esse alimento é sinônimo de fartura e riqueza, pois se assemelha muito a uma moeda. Para que 2023 seja repleto de fartura, dizem que comer uma colher de lentilha antes da virada é o suficiente para a realização. 

Publicidade

Mas, se você quiser comer esse grão de uma forma mais elaborada, pode acrescentá-lo ao arroz, preparando um superprático Arroz com lentilha e pimentão

Peixe

Um animal que é muito comum nas ceias de Ano Novo é o peixe. Independente de seu preparo, o importante é a presença desse alimento em sua mesa, que para quem acredita, representa o progresso, pois o animal se movimenta apenas para frente.  

Está sem ideias de como preparar um peixe delicioso para a ceia? Que tal essa receita de Peixe grelhado com molho agridoce  para arrasar na virada do ano? 

Publicidade

Carne de porco

Pixabay/A carne de porco é um símbolo de progresso
Pixabay/A carne de porco é um símbolo de progresso

Além de ser um clássico no Natal, a carne de porco é comum nas ceias do Ano Novo. Acredita-se que esse alimento simboliza o progresso, pois o animal empurra o focinho e se move para frente. Além disso, colocar o animal todo na mesa, como em filmes, é associado à fartura e abundância.

Aprenda a preparar um Lombo de porco assado  supersuculento para começar bem 2023!

Uva

Um dos alimentos mais típicos dos rituais do Ano Novo é a uva. Para você que deseja paz e prosperidade, não se esqueça de comer 12 uvas à meia noite e guardar os caroços na carteira durante todo o ano.

Publicidade

Romã

Pixabay/A romã é um símbolo de fertilidade, abundância e prosperidade
Pixabay/A romã é um símbolo de fertilidade, abundância e prosperidade.

Essa fruta suculenta é outro alimento muito famoso nas superstições de Ano Novo e está carregada de simbolismos. Ela é um símbolo de fertilidade, abundância e prosperidade, e para que seu ano novo seja cheio disso tudo, deve-se guardar três sementes secas de romã na carteira durante todo o ano. A simpatia está ligada ao Dia de Reis que é comemorado dia 6 de janeiro. 

Que tal preparar sobremesas deliciosas para o Ano Novo com essa fruta? Confira aqui no AnaMaria Receitas! 

E as receitas para evitar na virada do ano?

Segundo as superstições de Ano Novo, alguns alimentos podem trazer má sorte e são sinônimos de retrocesso por estarem associados ao passado, impedindo o caminho para o novo e a realização de coisas boas. Confira a seguir os alimentos para evitar no dia 31.

Publicidade

Caranguejo ou siri

Pixabay/O caranguejo ou siri representam o retrocesso na virada no ano
Pixabay/O caranguejo ou siri representam o retrocesso na virada no ano

O animal simboliza o retrocesso por andar de lado, ou seja, deve ser evitado na virada do ano para que o novo não seja prejudicado com a dificuldade de andar para frente.

 

Aves

As aves, como por exemplo, frango e peru, por ciscarem para trás, representam o retrocesso, e também devem ser evitadas para que seu Ano Novo seja apenas de avanços e sucessos.