Como reaproveitar a casca da banana? Veja nossas dicas

Rica em fibras e minerais, a casca da banana faz bem à saúde e pode ser reaproveitada de diversas maneiras

casca da banana
Pexels

Ao contrário do que muitos pensam, a casca da banana é rica em fibras e minerais, até mais do que a própria fruta em si. Além disso, ela possui flavonoides que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, controlar o colesterol e facilitam a perda de peso, já que é pouco calórica.

Publicidade

Dentre seus muitos outros benefícios, a casca da fruta também auxilia na melhora do sono e na promoção do bem-estar, por possuir abundantes de um aminoácido importante para a produção de serotonina.

Exatamente por isso, o AnaMaria Receitas traz algumas dicas para que você possa reaproveitar a casca da banana e evitar o desperdício de alimentos. Confira!

Receitas

Como citado anteriormente, a casca da banana é extremamente nutritiva e pode ser usada em diferentes receitas, desde comidas salgadas até doces. Você pode misturá-la em vitaminas, assar, fritar e, até mesmo, transformar em proteína vegana, como é o caso da Carne Desfiada de Casca de Banana. Se procura por uma versão com um pouco mais de açúcar, o Doce de Casca de Banana é a opção perfeita para acabar com a sua vontade!

Fertilizante Natural

A casca da fruta é um ótimo fertilizante natural para alimentar as plantas. Além disso, ela pode ser utilizada para estimular o crescimento das mesmas. Para fazer o fertilizante, basta encher um balde com água e juntar pedaços pequenos da casca dentro dele. Quando estiver cheio, filtre a água e use-a para regar a sua plantação. Ademais, ela também atua como um excelente antiparasitário, capaz de manter pragas longe de árvores frutíferas.

Publicidade

Cicatrizante

Sim, é isso mesmo que você leu. A casca da amarelinha age como adstringente e antisséptico, possuindo ação anti-inflamatória e cicatrizante. Se utilizada corretamente, ela reduz marcas de acne, melhora irritações de pele e alivia a coceira causada por picadas de insetos.