Queimou a panela? Não jogue fora pois o AnaMaria vai te ensinar 3 maneiras de recuperá-la!

Quem nunca queimou uma panela na hora de preparar uma comida que atire a primeira pedra. Mas, não se preocupe, o AnaMaria Receitas te ensina três maneiras de recuperá-las sem ter que jogar no lixo.

Os acidentes em cozinhas domésticas são comuns e queimar panela pode acontecer com qualquer pessoa num minuto de desatenção. Quando você menos espera o cheiro de queimado se alastra pela casa e a panela fica totalmente queimada. Mas, nem tudo está perdido, a panela carbonizada que aparenta não ter salvação pode sim ser utilizada novamente, e para isso, o AnaMaria Receitas separou três maneiras práticas e fáceis que resolvem seu problema com ingredientes que se encontram na sua casa, sem ter que usar produtos químicos agressivos e tóxicos. 

Publicidade

A panela queimou. E agora? 

Agora não adianta chorar pelo leite derramado, ou, queimado.. Limpar panelas queimadas pode parecer uma tarefa difícil e muitas pessoas preferem jogar o utensílio no lixo, mas existem maneiras de retirar o queimado e utilizá-las novamente de forma fácil e com produtos caseiros, como por exemplo, água fervente, limão e vinagre branco com bicarbonato de sódio. Veja a seguir e escolha qual a melhor maneira para você: 

Água fervente

Pixabay/Como limpar com água fervente
Pixabay/Como limpar com água fervente

Esse é o jeito mais fácil de retirar o queimado. Você vai precisar apenas da panela, água e fogo. Coloque água na panela o suficiente para cobrir a parte danificada, leve o utensílio para o fogo médio e deixe ferver por dez minutos no máximo. A seguir, retire a panela do fogo e espere esfriar. Depois de fria, despeje a água e tente retirar os restos que ficaram na panela com o auxílio de uma colher de pau, espátula ou colher comum.

Limão

Como limpar usando limão
Pixabay/Como limpar usando limão

Outro método simples e barato é usar limão para retirar resíduos das panelas. O passo a passo é bem simples, basta cortar dois limões em fatias grossas na horizontal, adicionar no fundo da panela e cobrir com água. Depois, leve essa mistura ao fogo médio para ferver por aproximadamente cinco minutos. Retire o utensílio do fogo e deixe de molho até esfriar. Descarte a água e esfregue com uma bucha o restante da sujeira até limpar completamente.

Vinagre branco com bicarbonato de sódio

Como limpar usando vinagre e bicarbonato
Pixabay/Como limpar usando vinagre e bicarbonato

Em último caso, tente esse método que também é fácil, mas leva mais ingredientes. Encha a panela com vinagre até cobrir a parte queimada e deixe ferver em fogo baixo por alguns minutos. Após a fervura, retire do fogo e deixe o vinagre esfriar. Depois, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio à panela, essa mistura do vinagre com o  bicarbonato causará uma reação efervescente. Assim que essa reação parar, descarte o líquido e esfregue o utensílio com a ajuda de uma bucha até a panela ficar completamente limpa. 

Publicidade