Qual a diferença de preparar o bolo com óleo ou com manteiga?

Você sabia que existe uma diferença entre preparar o bolo com óleo, ou com manteiga? O AnaMaria Receitas te conta!
Foto: Pixabay

Nada melhor do que se deliciar com um bolo fofinho e saboroso que enche os olhos e encanta o paladar. Sua avó pode até esconder o segredo para um bolinho fofo, mas o AnaMaria Receitas te conta: a gordura que você escolhe para colocar na massa, ou seja, óleo ou manteiga.

Publicidade

Se você já provou o bolo delicioso da vovó, provavelmente já experimentou ou preparou um bolo pesado, e que o gosto da gordura era marcante. Isso acontece porque o tipo de gordura foi escolhido de forma indevida para a receita, afinal, seu uso é fundamental para  maciez e estrutura do bolo, seja ela mais firme ou não. 

Dito isso, você já deve ter percebido que alguns bolos utilizam óleo e outros manteiga para sua preparação, e tudo isso tem uma razão! Por isso, vamos te explicar a diferença de preparar um bolo com óleo e com manteiga, além de mostrar quando utilizar cada um. Venha conferir!

Qual usar: óleo ou manteiga?

Saiba que cada gordura possui uma função no bolo, e caso você esteja procurando por um bolo fofinho e macio, como os caseiros da vovó,  a escolha ideal é o óleo vegetal para preparar a massa. O óleo deve ser utilizado, principalmente, para bolos que precisam ser mantidos na geladeira, como aqueles com recheios mais pastosos, como mousses e chantilly.

É importante lembrar que o óleo deve ser usado na quantidade indicada na receita, além de respeitar as ordens dos ingredientes. 

Publicidade

Já  a manteiga é indicada para um bolo macio e saboroso, recomendada para massas mais firmes, que serão trabalhadas em várias camadas, com cobertura de pasta americana ou os naked cakes, por exemplo. Isso deve-se por um motivo: a manteiga, quando deixada na geladeira, endurece, isso acontece com a massa também se for mantida na geladeira. Quando o bolo com manteiga é levado para a geladeira, a manteiga presente na massa acaba endurecendo, o que gera um aspecto ressecado e desgradável ao paladar. E não é isso que queremos, não é mesmo?

Por isso, bolos com manteiga não devem ser levados à geladeira de jeito nenhum! Já as massas preparadas com óleo podem ser levadas à geladeira tranquilamente que continuarão fofinhos e com a mesma consistência! 

Agora, que tal preparar um bolo fofinho de castanha de caju? 

Publicidade
Bolo com castanha de caju
Bolo com castanha de caju