Porque o pão endurece?

Você sabe porque o pão endurece? O AnaMaria Receitas vai te contar e dar dicas para retardar o endurecimento do pão!
Foto: Pixabay

Você é do time das pessoas que não conseguem ficar um dia sem comer um pãozinho francês no café da manhã? Se você é dessas pessoas, provavelmente já deve ter comprado pão a mais e quando foi comer ele no outro dia, reparou que ele ficou duro e existe uma explicação para esse acontecimento.

Publicidade

Se você ficou curioso para descobrir porque o pão endurece e o que você pode fazer para retardar esse efeito, o AnaMaria Receitas vai te explicar e te ajudar a fazer com que o seu pãozinho de ontem dure mais tempo. Venha descobrir!

Porque o pão endurece?

Para que você entenda o porque que o pão endurece, você precisa entender a composição do pão. Esse alimento possui dois componentes principais: proteína e amido. Antes da massa cozinhar, as moléculas de amido ficam organizadas em estruturas granulares onde a água não penetra. Quando a massa é aquecida, essa estrutura granular se rompe, permitindo que as moléculas de amido se misturam com a água liberada pelas proteínas coaguladas pelo calor, o que resulta na formação de um gel. 

Entretanto, quando a temperatura diminui, as moléculas de amido se reorganizam e tendem a formar uma estrutura rígida, liberando as moléculas de água antes de serem absorvidas. Esse processo provoca o endurecimento do pão. 

Outro ponto importante é que o pão da padaria endurece pelo fato de que, na maioria das vezes, não leva conservantes na sua lista de ingredientes e rapidamente perde a umidade e frescor. 

Publicidade

 

Como retardar o endurecimento do pão?

Existem alguns truques para que seu pão demore mais para endurecer. Um deles é armazenar seus pães em embalagens bem seladas e que mantenham a umidade do produto, já que ótimas condições de armazenamento do pão é entre 20 a 25 graus Celsius e 65% de umidade. 

Se você quer saber mais dicas para manter seu pão fresquinho por mais tempo, confira aqui! 

Publicidade