Pode comer couve-flor com pontinhos pretos? O que são eles?

Você já reparou nos pontinhos pretos na couve-flor? Você sabe se pode consumi-la com essa coloração? Venha descobrir!
Foto: Pixabay

Extremamente versátil e detentora de um sabor suave, a couve-flor é um vegetal que deve fazer parte da sua dieta, justamente porque possui diversos benefícios para nossa saúde como antioxidantes, rica em minerais, vitaminas do complexo B, K e C. Além disso, esse alimento ajuda a prevenir doenças porque é rica em flavonoides e sulforafano. 

Publicidade

O vegetal ainda pode ser um ótimo aliado para quem está buscando o emagrecimento, justamente porque é um alimento pouco calórico, então você aí que deseja perder uns quilinhos, esse alimento tá liberado na dieta, ok?

No entanto, o vegetal é extremamente sensível ao manuseio e merece um cuidado extra na hora da compra na feira, justamente para que você não compre couve-flor estragada ou prestes a estragar. Se você reparou alguns pontinhos pretos na sua couve-flor na hora da feira e se perguntou se poderia comprar desse jeito ou não, é melhor você continuar lendo para descobrir a resposta! 

O que são os pontinhos pretos na couve-flor?

Quando você vai à feira ou ao supermercado comprar legumes e verduras, é necessário ter alguns cuidados na hora de escolher os melhores alimentos justamente para evitar a compra e o consumo de alimentos estragados. 

Entre os legumes e verduras que o cuidado deve ser maior na hora da escolha, é a couve-flor. Isso porque o alimento é extremamente sensível ao manuseio e a cor dele diz muito sobre a sua qualidade.

Publicidade

Se você foi escolher uma couve-flor para levar para a casa, já deve ter se deparado com uns pontinhos pretos no alimento. Isso não é incomum de perceber, já que esse vegetal possui uma cor mais clara que os demais. 

Os pontinhos pretos são um resultado de um fenômeno recorrente, já que os floretes, parte externa do alimento, são muito sensíveis e podem alterar sua formação com mais rapidez do que outros vegetais. 

Faz mal comer couve-flor com os pontinhos pretos?

Por mais que seja algo muito comum, é preciso ficar atento quando você se deparar com essa coloração diferente. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), esses pontinhos escuros são indícios de apodrecimento. Portanto, não é muito indicado comprar e consumir o vegetal que apresenta essa coloração. 

Publicidade

“Mas é só cortar a parte preta”

Se você comprou o couve-flor e ele acabou adquirindo esses pontinhos na sua geladeira, não pense que retirar a parte preta vai adiantar alguma coisa. Pelo contrário, pois a contaminação ocorre muito rapidamente, e se uma parte apresentou essa cor, provavelmente todo o alimento já está contaminado. 

Por isso, se apresentar o menor sinal de apodrecimento, é importante descartá-lo para evitar os possíveis problemas que podem ser causados ao seu organismo após a ingestão indevida. 

Publicidade