Peneirar a farinha faz diferença nas receitas? Venha descobrir!

O AnaMaria Receitas te conta se o truque de peneirar a farinha realmente faz diferença nas receitas. Confira!
Foto: Pixabay

A farinha de trigo é um ingrediente que todo mundo deve ter na cozinha, isso porque ela é utilizadas em receitas muito comuns do nosso dia a dia, como no preparo de bolos, tortas, panquecas, pizzas, para empanar e até mesmo para fazer um delicioso molho branco. 

Publicidade

No caso de receitas como bolos, a farinha de trigo é essencial para a receita dar certo, no entanto, você já deve ter escutado da sua avó que deveria paineiras a farinha antes de jogar na massa, não é mesmo? Essa é uma técnica que promete deixar o bolo com uma textura mais leve e macia, mas, será que esse truque da vovó é realmente necessário? Se você deixar de fazê-lo, a receita não vai dar certo? Venha descobrir aqui no AnaMaria Receitas! 

Qual a importância de peneirar a farinha?

Peneirar a farinha é uma técnica utilizada na confeitaria que garante um melhor acabamento dos pratos, isso porque a tarefa deixa a farinha mais fina, fazendo com que a massa fique mais leve e macia. 

Você já foi utilizar a farinha e ela estava toda empelotada? Isso acontece porque o ingrediente absorve muita umidade externa com o passar do tempo, formando bolotas que não se dissolvem quando mexemos a massa do bolo, por exemplo, mas esses grumos se dissolvem quando passados na peneira! Por isso a importância da técnica! 

Meu bolo vai dar certo sem peneirar a farinha? 

Por mais que peneirar a farinha seja uma técnica muito utilizada, se você não fizer, é bem provável que seu bolo fique macio e fofinho da mesma maneira. Ainda mais se você usar uma farinha fresca, de boa qualidade e sem caroços. A técnica de peneirar é apenas um detalhe que pode evitar alguns imprevistos na receita  e garantir que o resultado será perfeito! 

Publicidade

Como peneirar a farinha?

Se você prefere prevenir do que remediar e deseja peneirar a farinha antes de adicionar na massa, você vai precisar apenas de uma peneira normal, ou um tamis, como o formato de fôrma de assar e uma trama pequena. 

Para peneirar, basta adicionar a quantidade de farinha solicitada pela receita no utensílio. Adicione aos poucos e dê leves batidinhas na lateral da sua peneira para que o ingrediente seja peneirado. Você pode fazer isso ou ir girando com uma colher na peneira para facilitar. 

Publicidade