Para não errar mais: confira os 4 tipos de assadeiras e aprenda para que serve cada uma

Você sabe para que serve cada tipo de assadeira? Venha conferir aqui no AnaMaria Receitas!
Foto: Pixabay

As assadeiras são utensílios muito presentes em nossa cozinha e são essenciais quando vamos levar algum alimento ao forno. Com  tamanhos  e formatos diversos, as assadeiras também possuem variedade quando falamos do material que são produzidas, podendo ser de vidro, alumínio, cerâmica, silicone e teflon. 

Publicidade

Na hora de levar algum alimento ao forno, algumas pessoas, muitas vezes, não se preocupam quanto à assadeira que está utilizando, e não sabem a influência que os diferentes materiais podem ter no resultado final. 

Por isso, para te ajudar na cozinha, o AnaMaria Receitas vai te explicar a diferença entre os tipos de assadeiras e qual a influência delas no preparo de receitas. Venha conferir! 

Assadeiras de alumínio 

A característica principal das assadeiras de alumínio é que esse tipo de material esquenta com mais facilidade que os outros, mas, por outro lado, perde calor mais rapidamente. 

Justamente por possuir essa característica é que a assadeira de alumínio é indicada para o preparo de massas no geral como, bolos, brownies, cookies, pães, tortas e pizzas. Essa assadeira é perfeita para dar aquele toque dourado nesses alimentos e deixar uma superfície durinha que nós amamos. 

Publicidade

Assadeiras de vidro

Diferentemente das assadeiras de alumínio, as de vidro são perfeitas para manter o alimento quentinho por mais tempo, isso porque o material retém o calor e o distribui pela assadeira de maneira uniforme. Por isso, ela é ideal para o preparo de receitas como lasanhas, fricassé, arroz de forno e frangos assados. 

Além disso, essa assadeira possui a vantagem de ser levada ao microondas e forno comum sem ser deformada. 

Assadeira de cerâmica

Assim como a de vidro, as assadeiras de cerâmica são perfeitas para distribuir o calor de forma uniforme, a diferença entre as duas é que ela consegue deixar os pratos ainda mais douradinhos.  Além disso, a cerâmica permite que a assadeira não sofra alterações se for levada do forno para superfícies mais frias. 

Publicidade

Assadeiras de silicone

Ninguém gosta de bolo grudado na assadeira, né? Além de fazer a maior sujeira, você acaba desperdiçando uma boa parte da massa. Mas, para evitar esse estrago todo, você pode optar pelas assadeiras de silicone que por serem antiaderentes, impede que suas receitas grudem nas bordas da forma. Elas são perfeitas para receitas como cupcakes, muffins, bolos e macarons, justamente porque possuem diversos tamanhos e formatos.

Assadeira de fundo removível 

Você já perdeu um bolo na hora de desenformar? Bom, para a solução desse problema as assadeiras de fundo removível são perfeitas para desenformar alimento pois, dessa maneira, o alimento não sofre danos quando for retirado da forma, mantendo sua forma original 

Publicidade