Organização na cozinha: 5 dicas para deixar tudo em ordem

O AnaMaria Receitas vai te dar dicas para manter sua cozinha em ordem e ainda economizar espaço. Venha conferir!

Com a correria do dia a dia é natural deixar os cômodos desorganizados, principalmente a cozinha e manter o ambiente bagunçado pode trazer dor de cabeça para quem for utilizá-la nas próximas vezes à procura de itens essenciais como talheres, copos, pratos, entre outros. Mas, saiba que manter a cozinha em ordem facilita o preparo das refeições, otimiza tempo e traz bem-estar para quem convive no ambiente. 

Publicidade

Para você que cansou de perder tempo na própria bagunça e deseja manter sua cozinha arrumada, o AnaMaria Receitas vai te ensinar 5 dicas simples que vão manter o cômodo organizado e agradável, dando fim na sequência de abrir e fechar gavetas a procura de algum item. Confira!  

Comece fazendo uma limpeza da sujeira e dos itens quebrados e velhos

Antes de organizar sua cozinha, é importante limpar o ambiente. Aposte nos detergentes e desengordurantes e limpe os eletrodomésticos como o fogão, geladeira e microondas, depois continue higienizando as gavetas com os itens de cozinha. Se você se deparar com objetos velhos, quebrados e desprezados no fundo do armário, a dica é descartar esses itens que não servem mais. 

No caso das gavetas e armários com alimentos, descarte o que está vencido e estragado. Só com essa dica a cozinha já fica com outra cara!  

Organize por categorias 

Outra dica importante é separar os utensílios, eletrodomésticos, louças e mantimentos por setores, cada um no seu quadrado! Isso facilita na hora de procurar algum ítem, afinal, cada um estará em seu devido lugar junto com os seus semelhantes. 

Publicidade

Aposte em organizadores específicos para otimização do espaço 

Para quem possui pouco espaço, ou para quem deseja uma organização maior, os organizadores podem te ajudar! Existem diversos tipos de organizadores como os de louça, porta-talheres, porta-temperos, etc.

Com eles, é possível otimizar o espaço da sua cozinha, permitindo até que o espaço das gavetas seja duplicado. Se você puder, aposte nos organizadores, eles vão facilitar muito sua vida! 

Use potes herméticos para seus mantimentos 

Outra dica é apostar em potes herméticos para armazenar seus alimentos, que, além de ser uma forma mais higiênica de guardar os mantimentos, os potes ajudam a preservá-los por mais tempo. Sem contar a sensação de bem-estar que esses itens vão proporcionar quando você se deparar com a arrumação.   

Publicidade

Ganchinhos podem ser uma ótima compra!

Os ganchos são ótimas alternativas para pendurar canecas, por exemplo, liberando assim mais espaço para outros itens. Existem várias opções, é possível pendurar organizadores de temperos, tampas, colheres que são mais usadas no dia a dia e até mesmo suportes de papel toalha. 

Dessa forma, todo o espaço é aproveitado, liberando gavetas e armários! 

Agora que sua cozinha está organizada, que tal preparar esse miolo de alcatra com legumes?

Publicidade