O que é matcha? Como preparar em casa?

A nova bebida verde é novidade nas cafeterias e está conquistando o coração de todos! Experimente o matcha e veja como prepará-lo em casa! Foto: Pixabay

E se eu te dissesse que existe um substituto mais saudável para o café? Bom, essa é a proposta do matcha, nova bebida verde favoritinha das cafeterias. Ele vem da planta Camellia sinensis, a mesma que faz o chá verde e preto. No entanto, o matcha vem de brotos jovens, cultivados por 20 a 30 dias antes de serem utilizados.

Publicidade

  As folhas secas e trituradas dão origem ao pó, que pode ser encontrado em mercados naturais e distribuidoras online. Porém, por ser um produto bem artesanal, o matcha pode ser caro para alguns. 

No entanto, o preço não é à toa. A nova bebida verde tem muitos antioxidantes naturais – mais do que alimentos saudáveis, chá verde e preto. Além disso, a bebida contém cafeína, o que pode ser um bom substituto do café preto. Sem contar que existem diversas formas de preparar o matcha. Veja alguns preparos a seguir com o AnaMaria Receitas!

Chá Matcha

Chá de matcha com leite/ Foto: Pixabay

Ingredientes: 

1 colher de chá de matcha em pó

Publicidade

100ml de água quente

Mel ou açúcar a gosto

Leite vegetal quente a gosto

Publicidade

Modo de preparo:

Em uma xícara, dissolva o matcha na água quente. Acrescente o açúcar ou o mel – geralmente o sabor do matcha pode ser forte para alguns, então o açúcar e o mel ajudam a suavizar a bebida. Por fim, se quiser adicione um pouco de leite para dar cremosidade ao chá. 

Panqueca de matcha com espinafre

Ingredientes:

Publicidade

1 colher de sopa de matcha

60g de espinafre

100ml de leite

Publicidade

200g de farinha de trigo com fermento

1 colher de chá de fermento químico

3 ovos

2 colheres de sopa de mel

½ colher de chá de essência de baunilha

25g de manteiga 

Modo de preparo:

Primeiro, dissolva o matcha em um pouco de leite quente. Feito isso, acrescente o leite, espinafre e o matcha dissolvido em um liquidificador e bata até ficar tudo homogêneo. Passe a mistura para um recipiente fundo e acrescente o restante dos ingredientes. Mexa bem com a ajuda de um fouet. Reserve. 

Derreta um pouco de manteiga em uma frigideira antiaderente e coloque uma concha da massa de panqueca. Controle o tamanho das panquecas colocando mais ou menos massa na frigideira. Deixe a massa na panela por alguns minutos e vire a massa. Sirva com manteiga, frutas e melado de cana – se quiser. 

Bolo de matcha com glacê de amêndoas

Bolo de matcha/ Foto: Pixabay

Ingredientes: 

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de matcha

1 xícara de manteiga sem sal (deixe fora da geladeira para amolecer)

1 ¼ xícaras de açúcar

3 ovos grandes

2 colheres de chá de essência de baunilha 

½ colher de chá de essência de amêndoa

1 xícara de leite

Glacê: 

1 xícara de açúcar de confeiteiro 

5 colheres de chá de leite

½ colher de chá de essência de amêndoa 

Modo de preparo: 

Misture o matcha, sal e farinha em um recipiente pequeno e reserve. Em uma batedeira, misture a manteiga com o açúcar por 3 a 5 minutos. Acrescente os ovos um de cada vez na batedeira e em seguida adicione as essências de baunilha e amêndoa. Por fim, coloque os secos e o leite aos poucos e bata bem até ficar tudo bem homogêneo. Coloque a massa em uma forma untada e deixe assar em um forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 1 hora. 

Enquanto isso, prepare o glacê misturando todos os ingredientes com cuidado. Retire o bolo do forno quando estiver pronto e deixe esfriar por 10 minutinhos. Coloque o glacê por cima e sirva!