O que é e para que serve cada tipo de fouet?

Você conhece o fouet? Se não, venha saber o que é esse utensílio, para que serve e quais as diferenças entre os tipos de fouet!
Foto: Divulgação/ Cozinha Técnica

O fouet ou “fuê”, como é pronunciado aqui no Brasil, é um nome de origem francesa que significa “bater” e tem como objetivo facilitar o preparo de alguns pratos. Ele é nada mais nada menos que um utensílio de cozinha que serve para bater ovos, claras, massas, cremes, omeletes e outras inúmeras receitas. 

Publicidade

Mesmo que existam outros métodos mais fáceis e rápidos para aerar ovos ou fazer um chantilly, o fouet é uma ferramenta essencial e que vai facilitar sua vida na cozinha, isso porque ele é responsável por deixar as massas mais lisas e homogêneas. 

O fouet também é produzido de diversos materiais diferentes e cada tipo possui sua função, além de vantagens e desvantagens. Dito isso, o AnaMaria Receitas vai te explicar para que serve cada tipo de fouet. Venha conferir! 

Fouet clássico

Esse tipo de fouet é o mais conhecido, ele é ideal para todos os tipos de misturas, e também o mais adequado para bater claras em neve, cremes leves  e chantilly. Ele tem como principal característica os múltiplos fios flexíveis dispostos em formato de balão ou gota conectados por um cabo. Ele é produzido de diversos tamanhos e materiais, como inox e silicone. 

Fouet de molho

Como o nome já diz, esse tipo é perfeito pra bater molhos no geral. O seu formato do cabo é um pouco mais alongado que o fouet tradicional, justamente para chegar ao fundo da panela e ao mesmo tempo é mais curto, o que não irá gerar volume de ar na receita. Este fouet é produzido em diversos tamanhos e materiais, como inox e silicone.

Publicidade

Fouet plano

Esse terceiro tipo de fouet é ideal para misturas pouco volumosas, como o preparo de ovos mexidos e omeletes. Ele possui três ou quatro hastes dobradas em forma de letra U. As hastes são presas por um cabo.

Fouet bola

Esse tipo de fouet lembra o clássico, no entanto, é incorporado uma espera grande e vazada e uma esfera pequena sólida. Esse tipo foi projetado para produzir uma textura suave e cremosa e a bola ajuda a dissolver pelotas e também a misturar com mais facilidade. 

Fouet de emulsão 

Esse tipo de fouet possui hastes de metal com esferas nas pontas, formato que facilita a limpeza. Ele bate com muita rapidez, tornando o utensílio perfeito para bater claras em neve e merengues. Além disso, é excelente para aerar ingredientes secos.

Publicidade