Não erre mais: aprenda a escolher as frutas mais maduras na feira!

Cansou de jogar frutas fora por não saber escolher corretamente? O AnaMaria Receitas te ensina a saber o ponto correto de cada uma!

Quem nunca se decepcionou na hora de consumir uma fruta e percebeu que ela havia passado do ponto, ou porque estava verde demais? Esse é um erro muito comum para quem dificilmente compra frutas e legumes, mas todo mundo sabe como é triste ter que desperdiçar alimentos e dinheiro porque errou na hora de escolher na feira. 

Publicidade

Se você cansou de errar na hora de escolher suas frutas, existem algumas dicas infalíveis para você identificar se o alimento está maduro e pronto para o consumo. Quer descobrir? Então, continue lendo que o AnaMaria Receitas vai te contar! 

Abacaxi 

Para os iniciantes, é realmente difícil identificar se o abacaxi está maduro ou não, afinal, bate sempre aquela dúvida se verificamos pela cor, textura ou pela coroa. 

Nesse caso, existem várias possibilidades: a primeira é apertando, se estiver muito duro, o abacaxi ainda está verde, mas se você apertar e afundar demais, quer dizer que já passou do ponto e está para apodrecer. Outra opção é verificar a cor, que deve ser levemente amarelada.

Além disso, você pode verificar pelas folhas da coroa. Tente retirar uma folha, se ela sair com facilidade é porque a fruta está madura! 

Publicidade

Abacate

Essa fruta deve ser comprada ainda verde e vá verificando seu ponto em casa. Para isso, você pode apertar sua casca que se afundar ao toque, seu abacate estará pronto para o consumo. Mas, se ao apertar, estiver duro, o abacate ainda está verde. 

É importante se atentar às manchas marrons, porque elas indicam que a fruta está madura demais e se você abrir a fruta, a parte interna estará da mesma cor.

Banana

Como essa fruta é vendida em cachos, é aconselhável comprá-la ainda verde para que ela não amadureça rápido demais, e acabe estragando. Mas, para saber se suas bananas estão maduras basta verificar sua cor: todo o corpo da fruta deve estar amarela, inclusive suas extremidades. Além disso, se começarem a surgir manchas marrons, é um indicativo que a fruta está no ponto para o consumo. 

Publicidade

Entretanto, ao surgirem as manchinhas, é melhor consumir logo, porque quando a banana estiver marrom demais é porque começou a apodrecer. 

Mamão

Para saber se seu mamão está maduro, verifique a cor da casca e se a mesma está firme. Por isso, a casca deve estar sem machucados e sem manchas. Em relação a cor, a casca deve estar amarelada e um verde bem leve, esse é o ponto certo! 

Manga

Essa fruta difere das anteriores pois sua cor não deve ser um ponto a ser analisado para verificar se está madura ou não. Por isso, para identificar você deve sentir o cheiro da manga e verificar seu formato. 

Publicidade

Se o seu cheiro na área mais próxima do caule for mais doce, significa que está no ponto correto! Em relação ao comprimento, ela deve ser comprida e corpulenta. 

Morango

Na hora da feira, prefira os menores, de cor vermelha bem forte e de talos verdes. Os morangos maiores não são tão gostosos e indicam uma quantidade maior de agrotóxicos. 

Maçã

Para escolher uma maçã suculenta e madura, você deve analisar a casca apertando e verificando sua cor. Portanto, suas maçãs devem estar com uma casca lisa, fina, com cores vivas e sem a presença de machucados. 

Publicidade

Outra dica é apertar, verificando se ela está firme. Se estiver muito dura, significa que está verde.

Melancia 

Outra fruta difícil de verificar se está madura ou não, é a melancia, justamente por ser grande e possuir uma casca grossa. Mas, saiba que isso se torna muito fácil com nossas dicas. 

Portanto, procure as com casca firme, arredondadas, cores vivas e sem rachaduras e manchas brancas. Você pode comparar o peso das melancias optando pela mais pesada. 

Laranja

Para escolher uma laranja perfeita é comparando o peso, pois a mais pesada tem mais suco, e com isso, estará mais madura. Outra dica é analisar a casca, que deve ser brilhante e com cor viva, indicando que está suculenta. 

Agora que você sabe como escolher as frutas na feira, é hora de preparar uma receita deliciosa. Por isso, prepare essa torta leve de frutas muito gostosa! 

Torta leve de frutas
Torta leve de frutas