Macaron: prepare esse docinho francês!

Um docinho pequeno, colorido, elegante e extremamente delicioso. Aprenda a fazer essa sobremesa viciante com o AnaMaria Receitas! Foto: GettyImages

O macaron, por mais que seja uma especialidade francesa, é um prato originário da Itália. Muito tradicional, os primeiros relatos dos macarons são do século XVI. Foi o boom do comércio marítimo que disponibilizou esse biscoitinho, antigamente chamado de maccherone, no banquete dos nobres italianos. 

Publicidade

Diz a lenda (na verdade isso é documentado), que os macarons chegaram na França pelo casamento de Catarina Médici com o rei Henrique II, em 1533. Obviamente de lá pra cá muitas coisas mudaram, assim como a receita do doce. 

Hoje eles são recheados e coloridos, tendo variações que dependem da região e chef que os preparam. Ainda assim, por mais gostosos e viciantes que eles sejam, os macarons são bem caros e por isso se tornam tão raros no nosso dia a dia. O alto preço é explicado pelo uso de farinha de amêndoas, que é um produto importado. 

Mas uma forma de se esquivar dos preços exorbitantes do mercado é preparando o seu próprio macaron. Veja a receita do AnaMaria Receitas e aprenda agora mesmo!

Receita especial de macarons!

Uma espécie de biscoitinho recheado com massa de suspiro, o macaron é deliciosamente viciante, elegante e perfeito para um evento especial. Aprenda a prepará-lo em casa e fuja dos preços altos do mercado!

Publicidade

Ingredientes: 

Massa

4 claras de ovos grandes em temperatura ambiente

¾ de xíc. (chá) mais 1 col. (sopa) de açúcar

Publicidade

1 ¼ de xíc. (chá) de farinha de castanha de caju

1 xíc. (chá) de açúcar impalpável

2 col. (sopa) de cacau em pó sem açúcar

Publicidade

 

Recheio

1 tablete de chocolate meio amargo (170 g)

Publicidade

6 col. (sopa) de creme de leite

 

Modo de preparo: 

Comece preparando a massa:

Leve ao fogo baixo uma panela com as claras e o açúcar misturados. Mexa sempre com uma espátula até o açúcar dissolver. Depois, transfira a misturinha para uma batedeira e bata até que o merengue não caia da pá. Reserve.

Em uma tigela, misture a farinha e o açúcar impalpável. Junte, aos poucos, ao merengue batido, misturando com uma espátula sem bater. Misture também o cacau.

Feito isso, passe para um saco de confeitar com bico liso (perlê) grande. Forre o fundo de uma assadeira para rocambole com papel-manteiga. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Faça pastilhas de 3 a 5 cm de diâmetro, com 5 cm de distância entre si. Leve ao forno, preaquecido em temperatura bem baixa (150ºC), com a porta entreaberta (use uma colher de pau para mantê-la assim).

Asse por 12 minutos ou até ficarem com a crosta sequinha. Retire e deixe esfriar. Com uma espátula, desgrude-os e coloque-os sobre uma grade e reserve. 

Recheio: 

Derreta o chocolate picado com o creme de leite no micro-ondas: coloque os dois em um recipiente próprio e deixe no aparelho por dois minutos na potência 7. Retire e misture bem até ficar homogêneo. Deixe esfriar.

Montagem: 

Coloque o recheio em um saco de confeitar com bico liso e recheie metade dos discos de merengue. Com cuidado, posicione a outra metade do doce como um sanduíche. Agora é só servir ou guardar em um pote com tampa, sem levar à geladeira, por até seis dias.