Lavar ou não as carnes antes de preparar? Confira o jeito certo!

Você faz parte do time de pessoas que lavam as carnes antes de preparar? Venha conferir se esse hábito está correto!
Foto: Pixabay

Uma das práticas mais conhecidas quando vamos cozinhar é lavar a carne, frango ou peixe antes do preparo, afinal, quem nunca ouviu esse conselho de alguém mais velho que explicava tal ato afirmando que todas as bactérias e sujeiras seriam eliminadas ao “passar uma aguinha”. 

Publicidade

Por mais que esse hábito tenha passado de geração para geração, saiba que ao fazer isso você pode estar cometendo um grande erro e ao invés de higienizar o alimento, você pode contaminá-lo ainda mais. Caso você nunca tenha pensado nisso, é importante revisar alguns hábitos e tomar algumas precauções para que intoxicações alimentares não aconteçam. Por isso, o AnaMaria Receitas vai te explicar abaixo tudo que você precisa saber antes de lavar suas carnes. 

Lavar ou não a carne antes de prepará-la?

Se você possui o hábito de lavar a carne em água corrente, saiba que está cometendo um erro. Isso porque apenas a água corrente não é capaz de remover as bactérias, e pior, pode ajudar na proliferação desses organismos causadores de doenças. 

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não é necessário lavar as carnes antes de cozinhar, e isso pode ser explicado com o simples fato de que as bactérias se proliferam quando entram em contato com a água e as proteínas Por isso, quando lavamos uma peça de carne, não estamos removendo as bactérias, mas sim contribuindo para que elas se espalhem mais ainda.

Outro ponto é que a água de torneira da maioria das cidades é tratada com cloro. Ao passar a carne nessa água, você ainda estaria adicionando mais um possível contaminante à proteína.

Publicidade

Isso vale apenas para a carne bovina?

Não, essa regra serve para todos os tipos de carne, ou seja, não é indicado lavar a carne de frango, carne de porco e os peixes, ao fazer isso você não vai retirar a sujeira e bactérias, apenas estará contribuindo para a proliferação e infecção com esses organismos no ambiente. 

Então, qual a forma correta de higienizar a carne?

Não é preciso higienizar a carne, seja ela bovina, suína, de frango ou de peixe, com água ou com qualquer outro produto. As únicas coisas que você deve higienizar são as tábuas, facas e utensílios que entrarão em contato direto com as carnes cruas e evitar contato com outros alimentos que não serão levados ao fogo. 

Ou seja, a única maneira possível de acabar com esses organismos causadores de doenças é cozinhando. Isso mesmo! Quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso causado quando cozinhamos o alimento. 

Publicidade

O mais importante, além de cozinhar bem suas carnes, é prestar atenção no armazenamento da carne e conhecer a procedência do produto que você comprou. Dê sempre preferências a compras em açougues e mercados de confiança!

 

Publicidade