Igualzinho aos da padaria: experimente essas carolinas com recheio cremoso

O AnaMaria Receitas te ensina a preparar esse doce francês que ganhou o coração dos brasileiros.

As carolinas, ou profiteroles, surgiram na França no século 15 e foram criadas por um chef a pedido da rainha da França, Catarina de Médice. O doce era feio nessa época com uma massa leve denominada  “pâte a choux” e coberta apenas com calda de açúcar. 

Publicidade

As carolinas, ou bombas, são preparadas no Brasil com coberturas e recheios de todos os tipos. Essa adaptação foi feita aqui mesmo em terras brasileiras com o objetivo de deixar o doce mais agradável ao nosso paladar, afinal, o jeitinho brasileiro deixa tudo mais gostoso, né?O AnaMaria Receitas te ensina a preparar esses doces iguaizinhos aos da padaria. Confira a receita a seguir!

 

Receita de Carolinas com recheio cremoso do AnaMaria Receitas

Carolinas com recheio cremoso
Carolinas com recheio cremoso

Para fazer essas delícias não tem segredo: prepare a massa levando ao fogo 2 colheres de chá de água com 6 colheres de sopa de margarina, 1 pitada de sal, 2 colheres de chá de açúcar e deixe ferver. Após a fervura, retire a panela do fogo e junte rapidamente 1 xícara de farinha de trigo e misture bem. Volte a panela ao fogo e mexa até a massa soltar da panela. 

O próximo passo para finalizar a massa é misturar 4 ovos médios à mistura anterior com a ajuda de uma batedeira e mexer bem. Depois de pronta, passe a massa para um saco de confeitar e faça as carolinas sobre uma assadeira untada. Depois de formadas as bolinhas, leve ao forno em temperatura média por 35 minutos ou até assar e dourar. 

Publicidade

Enquanto as carolinas assam, prepare o recheio cremoso. Leve ao fogo 1 lata de leite condensado com 1 xícara de leite, 3 gemas e 2 colheres de amido. Não pare de mexer até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Quando a mistura estiver fria, adicione 1 caixa de creme de leite e misture bem. Nesse momento, o cheirinho doce das carolinas devem estar se espalhando pela casa. Agora é o momento de tirá-las do forno e deixar esfriar. Quando estiverem em temperatura ambiente, corte-as na lateral e recheie com o creme. 

Para a cobertura, leve ao fogo, em banho-maria, 1 tablete de chocolate meio amargo picado e 6 colheres de sopa de água, mexa os ingredientes até derreter. O toque final é cobrir as carolinas com essa cobertura deliciosa. O resultado é de dar água na boca! Confira  a lista de ingredientes completa aqui. 

Prepare essas maravilhas e nos conte o que achou! 

Publicidade