Fosco ou brilhoso: qual lado usar do papel alumínio?

Aprenda de uma vez por todas qual lado do papel alumínio você deve usar. O AnaMaria Receitas vai te contar!
Foto: Pixabay

Impossível negar que um dos itens indispensáveis da cozinha é o papel alumínio pois, além de embrulhar e ajudar a conservar alimentos, ele é um aliado importantíssimo quando o assunto é assar pratos, principalmente quando vamos assar uma carne suculenta, auxiliando no cozimento e impedindo que ela resseque durante o processo. 

Publicidade

Entretanto, uma dúvida muito comum é em relação aos lados do papel alumínio e muitas pessoas não sabem qual lado usar: o fosco ou o brilhoso. Se você possui essa dúvida culinária, não se preocupe, pois o AnaMaria Receitas vai te contar qual o lado correto conforme o preparo. Venha descobrir! 

E agora, lado fosco ou brilhoso para cima?

A resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque o lado correto vai depender da forma que você for preparar o alimento escolhido. 

Por isso, se você for preparar assados, saiba que o certo é colocar o lado brilhante para dentro. Isso deve-se porque o lado brilhante, por ser mais liso e menos aderente, impede que os alimentos grudem no papel, algo que a gente não quer, não é mesmo? Pois, quando o papel alumínio gruda no alimento, para retirar os pedacinhos é uma dor de cabeça tamanha. 

Outro ponto importante é que justamente pelo fato desse lado ser mais brilhante, é capaz de refletir as ondas de calor com mais intensidade. Com isso, o cozimento será mais rápido do que se o alimento tivesse voltado para o lado fosco. 

Publicidade

Se você for congelar, a regra muda! 

A regra muda caso você vá usar o papel alumínio com outra finalidade, no caso para congelar. Se sua intenção é manter um alimento em baixas temperaturas para conservá-lo, ou apenas para mantê-lo em temperatura ambiente, o certo é colocar o alimento voltado para o lado fosco.

Como o lado brilhante reflete as ondas de calor, então, quando esse lado está voltado para fora, o calor será refletido e conservará a temperatura da sua comida, seja ela para congelar ou para manter em temperatura ambiente. 

 

Publicidade

Agora que você sabe como usar o papel alumínio corretamente, que tal preparar essa receita deliciosa de carne assada recheada com escarola e queijo?

Carne assada recheada de escarola e queijo
Carne assada recheada de escarola e queijo