Experimente essa receita de polenta com ragu!

Que tal experimentar uma receita nova e absolutamente deliciosa? Veja o passo a passo completo para o preparo da polenta com ragu de costela!

A polenta é um prato típico italiano, antigamente usado como um substituto mais barato para pães e sopas. Isso porque a polenta é um prato bem versátil. A massa é feita a partir de uma mistura com fubá e água, e pode ser dura ou mole, grelhada ou frita – possibilitando diversos modos de servir.

Publicidade

A receita que ensinamos hoje, a polenta acompanha o ragu de costela do AnaMaria Receitas, uma carne soltinha e deliciosa. Aqui ela pode ser servida como prato principal e, por mais que seja uma massa mais baratinha, o sabor é indescritível! Veja o passo a passo completo a seguir!

Receita deliciosa de polenta com ragu de costela

O AnaMaria Receitas te ensina a fazer um prato principal bem saboroso e fácil de fazer. O resultado final fará todo mundo ficar com água na boca!

Ingredientes para a polenta

2 L de Caldo de legumes

1 colher (sopa) de manteiga

Publicidade

4 colheres (sopa) de queijo parmesão

3 xícaras de fubá

Ingredientes para o ragu

500 g de Costela de boi cortada em pedaços pequenos

Publicidade

1 colher (sopa) de suco de limão

1/2 colher (sopa) de óleo

1 Dente de alho amassado

Publicidade

1 Cebola grande picada

1 Folha de louro

1 Cubo de caldo de carne

Publicidade

1/2 L de Água fervente

3 Tomates, sem pele e sem sementes, picados

1/2 xícara de vinho tinto seco

1/2 xícara de polpa de tomate

Modo de preparo:

Comece preparando a polenta: em uma panela, ferva o caldo de legumes com a manteiga e o parmesão. Aos poucos, adicione o fubá e misture bem. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Coloque a polenta em um refratário untado com manteiga e reserve.

Passe para o preparo do ragu. Para isso, lave bem os pedaços de costela e tempere-os com o suco de limão. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure a carne. Acrescente o alho e a cebola e refogue.

Junte o louro, o caldo de carne e a água fervente. Tampe a panela e cozinhe no fogo brando durante 30 minutos após o início da pressão ou até a carne ficar macia. Desligue o fogo e deixe sair totalmente a pressão.

Desfie a carne e coloque-a novamente na panela. Acrescente os tomates, o vinho e a polpa de tomate. Cozinhe por mais 20 minutos sem a pressão. Cubra a polenta com o molho bem quente e sirva-a.