Descubra quais frutas e legumes não podem ir à geladeira

O AnaMaria Receitas vai te dizer quais alimentos podem ir à geladeira e quais não podem. Se alguns deles forem para a geladeira, podem estragar mais rápido. Confira!

Você sabia que nem todos os legumes e frutas devem ir à geladeira? E que, se forem levados a baixas temperaturas podem acabar estragando? 

Publicidade

Essa prática de armazenar alimentos à geladeira é associada a conservação, ou seja, a ideia de que o alimento vai demorar mais para estragar. Também existe o medo de deixar algo para fora e acabar atraindo moscas, baratas e formigas. Dependendo do caso, esses ideais estão corretos, mas existem certos legumes e frutas que se forem mantidos em baixas temperaturas podem acabar perdendo o sabor e a qualidade, sem contar que a umidade excessiva da geladeira facilita o desenvolvimento de micro-organismos indesejados.

Mas, não se preocupe, o AnaMaria Receitas vai te dizer quais alimentos não podem ir para geladeira para você tirar agora mesmo. Confira abaixo! 

E agora, dentro ou fora da geladeira?

Se bateu a incerteza em relação ao armazenamento dos legumes e frutas, fique tranquilo, o AnaMaria Receitas vai te ensinar!

Aprenda onde armazenar as frutas e legumes
Pixabay/Aprenda onde armazenar as frutas e legumes.

Banana

Essa é uma fruta que muitas pessoas armazenam em baixas temperaturas, justamente porque ela atrai pragas urbanas, como aquelas pequenas moscas de frutas, ou drosófila, que podem gerar dor de cabeça. Mas, o certo é tirar a banana da geladeira agora mesmo, pois se mantida em baixas temperaturas, elas ficam pretas e moles, impedindo o consumo. 

Publicidade

Uma dica para evitar os bichinhos é cortar o cabo de cada banana bem rente com uma tesoura, esse ato lacra a fruta, conservando-a por mais tempo e evitando a presença indesejada dos mosquitos. 

Limão 

Essa fruta é o meio termo. Se estiver verde, guarde na fruteira em local arejado e fresco. Mas, se tiver maduro leve a geladeira. Se o limão estiver cortado, leve a geladeira dentro de um recipiente fechado, para que ele não perca suas propriedades. 

Cebola

Essa descoberta vai te chocar! Se você estava guardando a cebola na geladeira, é a hora de tirar… Manter esse alimento na umidade faz com que ele estrague mais rápido, ficando podre em poucos dias. Mantenha a cebola na geladeira num recipiente fechado apenas se a cebola estiver cortada e descascada.

Publicidade

Morango e kiwi

Essas duas frutas, como estragam com mais facilidade, são a exceção, e devem ser mantidas na geladeira. Mantenha essas frutas na parte inferior da geladeira, ou seja, nas gavetas, onde a temperatura é um pouco mais alta.

Alho

O tempero preferido do brasileiro deve ser mantido fora da geladeira, em local arejado e seco. Se você deixá-lo na geladeira, ele pode ficar borrachudo e em questão de semanas pode até brotar. Ou seja, quem tem o costume de deixar o alho na geladeira achando que vai durar mais tempo pode parar, porque é o contrário que vai acontecer! 

Abacaxi

Essa é uma fruta deliciosa para ser consumida geladinha. Mas, se estiver com casca, deve ser mantida na fruteira. Se estiver descascada e cortada, opte por manter refrigerada, mas consuma rapidamente para que ela não estrague. 

Publicidade

Tomate 

É recomendado que o tomate seja armazenado fora de locais refrigerados, pois, se mantido em contato com as temperaturas baixas, pode deteriorar mais rapidamente. Se os tomates passarem um pouco do ponto, prepare essa receita de tomate seco e não jogue-os fora! 

Batata

Por último e mais chocante é a batata. Outro legume que a maioria das pessoas guardam da geladeira e pasmem, ele deve ser armazenado fora… Sinto muito em te decepcionar, mas a batata é o mesmo caso da cebola. Se for mantida na geladeira, a umidade e a temperatura baixa vão alterar a textura e o sabor do legume, fazendo com que ela fique aerada. Isso acontece, porque ela possui amido, que ao ter contato com baixas temperaturas, se transforma em açúcar, fazendo com que a batata estrague. 

 

Publicidade