Demerara, mascavo ou refinado: confira as diferenças entre os tipos de açúcar

Você sabe quais são as diferenças entre os tipos de açúcar? O AnaMaria Receitas te conta!

Você é do time das pessoas que adoram um docinho? Quem não consegue tomar café sem adicionar açúcar? O queridinho de muitas pessoas é o querido açúcar, que é responsável por adoçar nossas sobremesas, e ser o ingrediente indispensável para a preparação de bolos e tortas. 

Publicidade

Entretanto, apesar de o açúcar refinado ser o mais comum e mais utilizado nas cozinhas, existem outros tipos, como o mascavo e o demerara. Independente de qual tipo você usa,  saiba que o recomendado mesmo é evitar excessos  que podem causar doenças como a diabetes e a obesidade. 

Alguns dizem que um tipo pode ser mais saudável que o outro, outros dizem que nada muda. Se você não conhece a diferença entre os tipos de açúcar, e deseja saber qual é o mais saudável entre as opções, continue lendo, porque o AnaMaria Receitas vai te ensinar!

Refinado

Esse é o tipo de açúcar mais encontrado nas casas brasileiras, e ele recebe esse nome exatamente porque após ser extraído da cana-de-açúcar, ele passa por um processo de refinamento, ganhando sua cor branquinha tão conhecida. 

Essa cor é conferida a ele, graças aos aditivos químicos adicionados durante o processo de refinamento, como o enxofre. Durante o processo também é perdido algumas vitaminas e minerais, deixando o alimento menos nutritivo.

Publicidade

Demerara

Para saber se o açúcar possui mais ou menos minerais, é conferindo a sua cor. Isso pode ser explicado porque quanto mais escuro o açúcar for, menor foi o seu processo de refinamento. Dessa forma, podemos concluir que  o marron claro do açúcar demerara é sinônimo de mais vitaminas e nutrientes. 

Outra diferença desse tipo é que ele não possui um sabor muito forte, podendo ser utilizado em receitas normalmente. 

Mascavo

Como já citamos anteriormente, a cor do açúcar diz muito sobre seu valor nutricional. No caso do açúcar mascavo, ele possui um tom de marrom muito forte, isso significa que ele não passa por um processo de refinamento. Dessa forma, suas vitaminas e minerais permanecem intactos. 

Publicidade

O ponto negativo que faz com que esse açúcar não seja escolhido por muita gente é que ele possui um sabor muito forte, o que pode interferir no sabor de suas receitas.