Curau empelotado nunca mais: Confira dicas para deixar seu doce perfeito!

Com essas dicas do AnaMaria Receitas você vai preparar um curau perfeito!

O curau é uma receita doce feita de milho que é muito saborosa e popularmente conhecida por ser preparada em climas frios e principalmente nas festas juninas. Já que o AnaMaria Receitas está em clima de festa junina, nada melhor do que apresentar receitinhas características da época e como prepará-las de uma maneira perfeita. 

Publicidade

Já que o curau é uma receita popular nos arraiás, é importante que você saiba preparar esse doce corretamente, isso porque se você estiver desatento, o docinho cremoso pode ficar todo empelotado, e não é isso que a gente quer, não é mesmo?

Por isso, para preparar um curau delicioso, cremoso e sem pelotas, o AnaMaria Receitas vai te ensinar dicas para que ele fique perfeito, além de contar porque ele empelota. Venha conferir! 

Por que o cural empelota?

Antes dos truques, é importante entender porque esse doce empelota. Para isso, podemos citar 2 motivos: o primeiro é porque você provavelmente não passou o milho triturado por uma peneira, e o segundo é porque você adicionou a farinha ou o amido de milho sem dissolver antes. 

No preparo do curau é necessário bater o milho para poder formar o creme junto com os demais ingredientes. No entanto, a casca do milho não é triturada completamente e pode deixar o creme com uma textura mais grossa e empelotado. 

Publicidade

Em relação a farinha, ela é utilizada como espessante do doce, mas, se você não souber utilizar, esses ingredientes podem empelotar o creme, formando bolinhas que não se desfazem. 

Como salvar o curau empelotado?

Bom, se você preparou o cural e mesmo assim ele empelotou, existe uma solução para o seu problema, no entanto, ela não é 100% eficaz. Para isso, o que você deve fazer é passar o creme por uma peneira bem fina para separar as pelotas. 

Como impedir que o curau empelote e fique cremoso?

Como citamos anteriormente, um dos passos do preparo do curau é triturar o milho, certo? Então, quando você fizer isso, é recomendado que você passe ele por uma peneira antes mesmo de levar ao fogo, dessa forma, as cascas do milho serão removidas e o creme ficará liso! 

Publicidade

Em relação ao espessante, ou seja, a farinha de trigo ou amido de milho, o ideal é dissolver o espessante em um pouquinho de água ou leite, até que fique homogêneo. Feito isso, aí sim você pode levar essa mistura ao fogo para cozinhar.