Crua ou torrada: aprenda a escolher a farinha certa para a sua farofa!

O AnaMaria Receitas te ajuda a escolher a farinha certa para sua farofa!

Quando pensamos nos acompanhamentos mais amados pelos brasileiros, a primeira coisa que vem na sua cabeça é a clássica farofinha, não é mesmo? Seja com arroz e feijão, com uma boa e velha feijoada ou um churrasco, para muita gente, a farofa é um acompanhamento indispensável e não pode faltar em nenhuma refeição. 

Publicidade

Existem diversas receitas de farofa, cada uma delas leva ingredientes diferentes que são pensados especificamente para agradar a todos os gostos. Porém, para preparar uma farofa de sucesso é necessário saber exatamente como prepará-la, seguir o passo a passo indicado e os ingredientes corretos. No caso dos ingredientes, a escolha da farinha correta é crucial para um bom resultado. 

Por isso, o AnaMaria Receitas vai te ensinar qual é a melhor farinha para a sua farofa, se é crua ou  torrada, além de dar dicas de como deixar esse prato perfeito. Confira! 

E agora, qual farinha escolho? Crua ou torrada?

Normalmente, a farinha mais usada para fazer farofa é a farinha de mandioca, mas no mercado nos deparamos com dois tipos dessa farinha: farinha de mandioca crua e farinha de mandioca torrada. Nesse momento, é normal ter dúvidas para escolher qual é a melhor opção. No entanto, no caso da farinha, os dois tipos podem ser utilizados para preparar a farofa, só que a escolha depende de qual resultado você quer ter. 

Se você deseja uma farofa mais molhadinha, mais clara e macia, a melhor opção é a farinha de mandioca crua. Mas, se você é do time das pessoas que preferem uma farofa mais torradinha, crocante e dourada, a farinha de mandioca torrada é a escolha correta.

Publicidade

No entanto, uma opção é você comprar a farinha de mandioca crua e você mesmo torrá-la em sua casa. Isso pode ser feito no forno ou até mesmo na panela. 

Dicas para preparar uma farofa deliciosa

Para uma boa farofa, existem dois ingredientes que são essenciais: gordura e farinha, os outros ingredientes são apenas complementos e dependem do seu gosto. 

Além disso, para um bom resultado existe uma proporção correta entre gordura e farinha, que é de 1 para 3. Mas, saiba que essa é apenas uma base, e tudo depende do seu gosto, da maneira que você prefere a sua farofinha. Se você seguir essa proporção e sentir que a farofa está muito molhada, adicione mais farinha. Se você achar que está muito seca, adicione mais gordura. Fácil, não? 

Publicidade