Confira truques para deixar a batata frita “sequinha” por mais tempo

Cansou de preparar batata frita cheia de óleo? O AnaMaria Receitas vai te ensinar a preparar batatas sequinhas e crocantes!
Foto: Pixabay

Algumas receitas como hambúrguer, bife com arroz e feijão,ou a parmegiana só estarão completas se tiverem batata frita, afinal, uma batatinha é o complemento perfeito para esses pratos. 

Publicidade

Se você vai preparar uma batatinha frita para complementar seu prato, ou até mesmo para petiscos, você deve saber que seu preparo não tem muitos mistérios, basta lavar, descascar, cortar as batatas e levar a panela com óleo quente. Entretanto, uma batata frita caseira nem sempre fica sequinha e crocante como as batatas dos restaurantes em que frequentamos, não é mesmo? Mas, você sabia que é possível deixar sua batata melhor do que as do restaurante? Isso mesmo que você leu! Para descobrir como fazer isso, continue lendo porque o AnaMaria Receitas vai te dar alguns truques para sua batatinha frita ficar perfeita! 

Truque do gelo

Depois de lavar suas batatas, descascar e cortar, leve uma panela com água para o fogo. Quando começar a ferver, coloque as batatas e deixe cozinhar por 4 minutos em fogo alto. 

Quando passar o tempo, escorra as batatas e coloque em um recipiente com água e gelo. Essa mudança brusca de temperatura cessa o cozimento. 

Em seguida, volte a escorrer, seque bem as batatas com um pano e só depois, frite no óleo quente e prontinho, batatas secas e crocantes por mais tempo!

Publicidade

Truque do microondas 

Outro truque simples é usar o microondas. Para isso, basta lavar suas batatas e ainda com casca, levá-las para o microondas por 8 minutos antes de cortá-las e frita-las. 

Suas batatinhas ficarão mais crocantes que nunca graças a desidratação da sua camada superficial. Fácil, não?

Truque do vinagre 

Se você não tem microondas e não quer ter trabalho com o gelo, essa dica é mais fácil ainda que as anteriores. Para isso, basta adicionar a batata já lavada e cortada, de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de vinagre. Deixe as batatas de molho por 10 minutos e depois seque bem com um pano de prato ou papel absorvente. 

Publicidade

Fritura em duas etapas

Para finalizar, o AnaMaria Receitas vai te apresentar um truque para o momento da fritura. Para isso, aqueça o óleo a uma temperatura entre 120 e 140 ºC. Adicione as batatas no óleo e frite-as aos poucos, retire antes que elas comecem a corar e deixe-as escorrendo em uma peneira. 

Agora, para a segunda etapa, aqueça o óleo novamente até chegar na temperatura de 180 ºC. Volte a fritar as batatas até dourar e escorra numa peneira. 

A temperatura do óleo é muito importante para não deixar a batata cheia de óleo. Se estiver frio, a fritura não será iniciada de imediato e a batata ficará imersa na gordura, absorvendo mais óleo.

Publicidade