Confira dicas para evitar que seus alimentos mofem

Com essas dicas você não vai deixar que seus alimentos mofem no seu armário. Venha conferir aqui no AnaMaria Receitas!
Foto: Pixabay

 

Publicidade

Você já passou pela situação de estar morrendo de fome, ir procurar por um pãozinho no armário, mas quando tirou da embalagem, percebeu que ele estava mofado? Essa é uma situação que, apesar de chata, é muito recorrente nas cozinhas e quem não passou por isso, provavelmente um dia passará. 

Os alimentos costumam mofar quando eles são esquecidos nos armários e geladeiras por algum tempo e por mais que o mofo seja um processo natural, consumir alimentos mofados pode trazer danos à saúde do consumidor. 

Para você que cansou de jogar alimentos no lixo, por causa do mofo, o AnaMaria Receitas separou algumas dicas para que você possa evitar que isso aconteça, além de explicar o que são os mofos e como eles surgem nos alimentos. Venha conferir! 

O que são os mofos?

Os mofos ou bolores são resultados de uma grande concentração de fungos, que são organismos que estão presentes em qualquer matéria orgânica. O que vemos nos nossos alimentos são denominados de hifas, que são os fios que constituem o corpo dos fungos.  Em relação a cor do mofo, ele pode possuir tons esverdeados, azulados, pretos, esbranquiçados e até mesmo, avermelhados. 

Publicidade

Como surgem os mofos nos alimentos?

Justamente por não precisar de condições extraordinárias para se desenvolver é que fica tão difícil controlar a aparição de bolores nos alimentos. Por isso, um ambiente úmido, escuro e mal ventilado são perfeitos para o desenvolvimento desses organismos. 

A reprodução dos fungos é feita a partir dos esporos, que são células reprodutivas do organismo, que se espalham pelo ar, por isso é tão fácil que os fungos se espalhem pelos alimentos. 

Como surgem os mofos nos alimentos - Foto: Pixabay
Como surgem os mofos nos alimentos – Foto: Pixabay

Como evitar que os alimentos mofem?

Por mais que seja difícil controlar a aparição do mofo, existem algumas maneiras para prevenir que isso aconteça:

Publicidade
  • Não compre muita comida: esse é o principal erro que faz com que suas comidas mofem. Se você sabe que não vai utilizar toda aquela quantidade de alimento num curto período de tempo, é recomendado comprar apenas a quantidade que você for utilizar, dessa forma você evita que os alimentos guardados a muito tempo mofem. 
  • Verifique o alimento antes de comprar: sempre esteja atento a data de validade, verifique se o alimento já não está com sinais de mofo no supermercado. Com isso, você evita comprar um alimento que pode infectar os outros na sua casa. 
  • Cubra os alimentos: não deixe seus alimentos expostos, pois, dessa forma, eles terão mais contato com os esporos. Portanto, cubra os alimentos com capas, potes plásticos, sacos plásticos para comida, para proteger seus alimentos. 
  • Umidade: Se a sua casa é um ambiente muito úmido, saiba que esse é o local perfeito para a proliferação desses organismos. Por isso, tente manter o nível de umidade em até 40%, além de sempre deixar as janelas abertas para a ventilação do ambiente. 
  • Cuidado com os alimentos mofados: se você encontrou algum alimento mofado, é importante que você limpe o local em que ele estava armazenado e verifique os alimentos estavam próximos do mofado, para evitar a contaminação cruzada.