Como tirar manchas da toalha de mesa?

Vinho, gordura, molho de tomate – seja o que for, é sempre importante receber seus convidados com uma toalha de mesa limpinha. Veja as dicas do AnaMaria Receitas para retirar manchas da sua toalha de mesa! Foto: Pixabay

É muito normal sujar as toalhas de mesa, seja de molho de tomate, óleo ou vinho, as manchas mostram as histórias de cada evento – muito romântico, não? Mesmo assim, o ideal é ter sempre uma toalha de mesa limpinha para receber os amigos ou família em casa. Veja como deixar suas toalhas manchadas limpas com algumas dicas do AnaMaria Receitas!

Publicidade

Misturinha milagrosa

Já falamos aqui, mas vale reforçar: bicarbonato de sódio, vinagre branco e água são seus melhores amigos na limpeza. Além de não manchar toalhas coloridas, esses ingredientes são baratinhos e super fáceis de achar. Veja o passo a passo a seguir:

  • Coloque-os num recipiente com 500ml de água em temperatura ambiente, meio copo de vinagre e meio copo de bicarbonato de sódio.
  • Você pode aplicar a mistura em uma mancha específica ou colocar a toalha toda de molho de um dia para o outro. Depois esfregue um pouco.
  • Por fim, lave a toalha normalmente e as manchas devem sair tranquilamente. 

Mas além da mistura milagrosa, existem outros jeitos de tirar manchas específicas. 

Gordura, óleo, azeite ou chocolate. 

Esses são os mais chatinhos de tirar e se não forem removidos rapidamente, a limpeza pode ser um pouco mais intensa. Mas com as dicas do AnaMaria Receitas você não vai ter problemas!

  • Para a gordura, o ideal é colocar talco assim que a mancha aparecer. Ele vai absorver o excesso de gordura e a limpeza vai ser menos trabalhosa. 
  • O próximo passo vale tanto para a gordura quanto para óleo, azeite e chocolate. Faça uma misturinha com 1 litro de água gelada, 50 ml de vinagre de álcool e 50 ml de limão. Se achar necessário, pode adicionar algumas gotas de detergente também! Aplique a mistura sobre a toalha e esfregue com a ajuda de uma escovinha de limpeza.
  • Se quiser, pode deixar de molho e enxaguar com água em temperatura ambiente. Depois disso, coloque para lavar normalmente (utilizar sabão especial para manchas pode ser uma boa ideia) e prontinho!

O tão temido vinho tinto

Derrubar vinho tinto na toalha de mesa é um clássico – ainda mais depois de algumas taças para dentro, né? Mas calma, não precisa jogar fora a sua toalha manchada, apenas tenha os cuidados a seguir e a mancha de vinho tinto não deve te incomodar mais!

Publicidade
  • Assim que o vinho cair, coloque um papel toalha por cima. Evite mexer no papel, pois isso pode aumentar a mancha.
  • Em seguida, você pode utilizar o sal de cozinha. Ele absorve o excesso da bebida sem precisar de muito esforço, mas é necessário ficar trocando o sal para ter resultados melhores. 
  • Quando você achar que já está bom de sal, pode vir com nosso amigo vinagre branco com a proporção de 3 partes de vinagre para 1 parte de água. Outra opção é aplicar vinho branco. Em ambos os casos, deixe agir por alguns minutos. 
  • Depois é só lavar normalmente – evite água quente quando o assunto for vinho – e a mancha escura deve estar bem mais clarinha. 

Mancha de molho de tomate tem salvação?

Por mais incrível que pareça, temos solução sim! Como todas as manchas, o ideal é remover a mancha de molho de tomate o mais rápido possível. Veja como você pode fazer isso com produtinhos caseiros!

  • Faça uma misturinha de bicarbonato com água na proporção 1 para 1 enquanto um papel estiver absorvendo o excesso de molho. 
  • Evite utilizar água quente, afinal, ela pode deixar a mancha ainda mais difícil de sair. 
  • Aplique a misturinha sobre a mancha e deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos. Depois, lave bem com um sabão de coco ou próprio para manchas. 
  • Se a mancha persistir, passe detergente por cima da mancha, dê uma esfregadinha e coloque para lavar novamente. 

Veja como limpar seus panos de prato de forma fácil e barata!

Publicidade