Como substituir o fermento químico no bolo?

Acabou o fermento? Não se desespere! O AnaMaria Receitas vai te ensinar a substituir esse ingrediente!
Foto: Pixabay

Você já passou pela situação de bater a massa do bolo, e quando foi acrescentar o fermento percebeu que não tinha esse ingrediente no armário? Neste momento você provavelmente se desesperou e achou que a receita estava perdida, e até mesmo jogou toda a massa no lixo. Mas, você sabia que é possível substituir o fermento com uma mistura caseira bem simples que garante o mesmo efeito do produto? 

Publicidade

Isso mesmo que você ouviu! Se você esqueceu de conferir todos os ingredientes do bolo antes de prepará-lo e faltou esse ingrediente tão essencial, não fique desesperado, pois o AnaMaria Receitas vai te ajudar a substituir o fermento químico. Confira! 

Do que é feito o fermento em pó?

Antes de você entender como substituir esse ingrediente, você precisa entender do que o fermento é feito. Basicamente o fermento é o conjunto de substâncias químicas que juntas, criam uma reação capaz de fazer a massa do bolo crescer. Essas substâncias normalmente são formadas por carbonato de cálcio ou bicarbonato de sódio e combinadas com algum ácido, como o fosfato monocálcico, que fermenta durante a mistura dos ingredientes e a temperatura alta do forno. 

Como substituir o fermento?

Para que você possa substituir o fermento, basta seguir a mesma lógica da fórmula original do produto, ou seja, misturar o bicarbonato de sódio com alguma substância mais ácida, que pode ser vinagre branco, limão ou laranja. Uma colher de chá de fermento em pó equivale a ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ colher de chá de vinagre, suco de limão ou laranja.

Ah, e não se esqueça: é importante adicionar o elemento ácido apenas no final do preparo, isso porque o bicarbonato pode começar a agir antes do tempo, quando a massa estiver sendo preparada. 

Publicidade

E se eu não tiver bicarbonato de sódio em casa?

Bom, se na pior das hipóteses você não tiver o fermento e nem o bicarbonato, existe outro truque usando ovos. Para isso, basta bater clara em neve e acrescentar na massa. Dessa forma, o bolo cresce por conta do ar, se tornando um pão de ló.

E isso só pode ser alcançado se você incorporar a mistura de clara delicadamente para que ela não murche!

 

Publicidade