Como saber se o ovo está cozido? O AnaMaria Receitas te ensina alguns truques!

Venha aprender, com a ajuda do AnaMaria Receitas, truques simples para você descobrir se seu ovo está cozido e se está no ponto desejado.

O ovo é uma proteína que faz parte da vida dos brasileiros, principalmente para salvar quando o preço das carnes chegam às alturas. Sem contar que o ovo é um alimento bem versátil, podendo ser preparado frito, ou mexido, ou fazendo uma omelete, ovos pochê e cozido. No caso dos ovos cozidos, acertar o ponto pode ser uma tarefa difícil. Ou ele cozinha demais e gruda na casca, ou ele fica cru. 

Publicidade

Por esse motivo, o AnaMaria Receitas vai te ensinar alguns truques fáceis para você acertar no ponto e comer um delicioso ovo cozido. Venha conhecer quais são! 

Como cozinhar um ovo? 

Antes de acertar no ponto você precisa aprender a cozinhar o alimento. Comece conferindo se os ovos estão em boas condições e se não estão estragados. Depois de verificar, adicione os ovos numa panela com água em temperatura ambiente até cobrir. A temperatura da água deve ser ambiente, de início, para que os ovos cozinhem por igual. Ligue o fogo e deixe ferver por 10 a 12  minutos se você optar por uma gema cozida, mas se preferir uma gema mole, cozinhe por apenas 5 minutos. Ao finalizar, desligue o fogo e retire os ovos da panela. 

Como cozinhar ovos?
Como cozinhar ovos?

Como saber se o ovo está cozido? 

Agora que você sabe como cozinhar, venha conferir truques infalíveis para saber se o ovo está cozido. 

1. A casca seca ao tirar da água

O primeiro truque é bem simples, mas deve-se ter um pouco de cuidado para fazer. Ao passar 10 minutos de cozimento, separe uma colher de sopa, desligue o fogo e retire o ovo da água com cuidado para não se queimar. Ao retirar o ovo da água, repare se a água da casca irá evaporar rapidamente. Se evaporar rápido, o ovo está cozido, se a casca ainda continuar molhada, volte o alimento para a panela e cozinhe por mais tempo. 

Publicidade

2.  Escutando o som dos ovos

Outra técnica fácil para descobrir se os ovos estão cozidos é sacudindo o alimento. Ao passar o tempo de cozimento, retire o ovo da água e espere esfriar. Depois de frio, pegue o ovo e agite-o perto da orelha. Se ao fazer esse movimento você escutar ou sentir movimentos dentro dele, significa que ele ainda não cozinhou e está líquido por dentro. Se ao sacudir você não sentir e nem escutar nada, é porque ele já cozinhou corretamente. 

3. Rodopiando os ovos 

Por último, um truque fácil para saber se seus ovos estão cozidos é colocá-los numa superfície plana, como numa bancada, e faça ele girar. Se o ovo estiver cru, ele não vai rodopiar tanto quanto o ovo que está cozido. Quando ele está cozido, ele continuará girando sem parar e estará no ponto certo! 

 

Publicidade