Como recuperar o bolo que ficou cru no meio?

O AnaMaria Receitas vai te ensinar a recuperar aquele bolo que ficou cru no meio. Venha descobrir alguns truques aqui!

Nada melhor do que apreciar um bolinho que acabou de sair do forno no café da tarde, não é mesmo? Para chegar nesse resultado maravilhoso, é crucial respeitar todas as etapas para preparar o bolo, e qualquer errinho pode ser fatal, e o resultado não será um bolo bonito e saboroso. 

Publicidade

São vários os problemas que podem ocorrer na hora de preparar um bolinho, dentre eles, a massa pode não crescer, o sabor pode ficar ruim, na hora de desenformar ele pode desmontar inteiro ou até mesmo, ficar cru no meio. Se você retirou seu bolo do forno e ele estava assado nas laterais, mas cru no meio, não se desespere! É possível recuperar seu bolo com alguns truques simples. Ficou curioso? Venha descobrir aqui no AnaMaria Receitas! 

Por que o bolo fica cru no meio?

Existem três motivos que fazem o seu bolo não assar por completo: a temperatura escolhida para assar o bolo, a forma e a posição em que a assadeira é colocada. 

Um dos principais fatores que estão deixando seu bolo cru no meio é a temperatura do pré-aquecimento, que não pode ser nem acima, nem abaixo do recomendado. Aqueça o forno na temperatura indicada e dessa forma seu bolo ficará perfeito. 

Outro ponto é a posição dentro do forno, a posição ideal, porém, vai depender se o forno libera calor por baixo ou por cima. Levando isso em conta, você decide se é melhor posicioná-lo nas grelhas superiores ou inferiores. 

Publicidade

Por último, outro fator que impede seu bolo de assar completamente é a escolha da forma, por isso é essencial que você opte pela forma específica para aquele tipo de bolo que você vai preparar.

Recuperando bolo cru com papel alumínio

Se seu bolo ficou cru por dentro, e além disso a parte de cima endureceu e ele aparenta estar queimado, provavelmente a causa disso foi a temperatura do forno. Nesse caso, adicione papel alumínio por cima da massa do bolo e coloque-o de volta ao forno para assar em temperatura mais baixa do que a anterior, por 10 minutos e prontinho! 

Técnica do banho-maria 

Essa técnica é perfeita para você que errou a proporção de ingredientes líquidos na hora de preparar a massa. Por isso, cubra a forma com papel alumínio e coloque-a dentro de uma forma maior com água – o famoso banho-maria. Depois, leve tudo isso de volta ao forno e deixe cozinhando por 15 minutos.

Publicidade

Faça um bolo vulcão 

Se seu bolo ficou cru no meio, existe outra solução para não jogá-lo no lixo. No caso, você pode retirar a região central que está crua e adicionar uma calda cremosa muito gostosa. Simples, né?

Faça um bolo de pote

Outra opção para você não desperdiçar seu bolo inteiro, é transformá-lo em bolo de pote. Isso mesmo! Para isso, basta pegar a massa e esfarelar. Depois, coloque-a de volta no forno por uns dez minutos, dessa forma a parte crua cozinhar facilmente.. Depois, retire do forno e faça as camadas num pote apropriado. Vá alternando com massa e recheio. Fica uma delícia! 

Publicidade